Meu Japão

Coreanos x japoneses

Setembro 3, 2009 · 28 Comentários

2009_0902(036)

Conheci um coreano muito legal aqui nas Filipinas. Pra começar ele tem dois nomes: um coreano (Kim não sei das quantas) e outro japonês (Yuya Matsubara).

O Yuya tem 22 anos e me contou que os pais deles são super jovens. A mãe tinha 17 e o pai 18 quando ele nasceu. “Eu fui um ‘acidente’”, brincou. Os pais e os avós também são coreanos, mas assim como Yuya os pais dele nasceram e foram criados no Japão.

Nem coreano, eles sabem falar. “Eu sou coreano puro, mas fui criado como japonês. Os meus pais também”, explicou o rapaz.

Batemos o maior papo e ele acabou me contando da ex-namorada japonesa. Eles namoraram durante quatro anos (dos 16 aos 20 anos do Yuya) e ele quase “morreu” quando o namoro acabou.

Disse que era realmente apaixonado. Os pais da garota o adoravam, mas não aceitavam o fato da filha namorar um coreano. “Eles gostavam de mim, do meu jeito de ser. Não tínhamos problemas, mas no fundo eles não me aceitavam”.

Dá para acreditar? Eu confesso que fiquei impressionada, mas não surpresa.

Interessante é que o Yuya ainda defendeu os japoneses: “Isso é coisa dos velhos, os jovens não são tão preconceituosos”. E, felizmente, ele está certo.  A nova geração é bem mais aberta aos estrangeiros, independente da nacionalidade.

(enquanto a reportagem sobre as Filipinas não sai, vou contando coisas que não serão publicadas. Que tal?)

Categorias: Viagem e turismo
Etiquetado:

28 respostas Até agora ↓

  • Ewerthon Tobace // Setembro 3, 2009 às 11:05 pm

    acho que esse medo do estrangeiro eh resquicio da ideia dos tempos da guerra de povo superior e puro… mesmo no Brasil muitas familias nao aceitavam casamento com estrangeiros…

  • Hiro // Setembro 3, 2009 às 11:55 pm

    Curioso né? Trabalhei numa fábrica onde os donos eram coreanos, mas nascidos e criados no Japão. Três irmãos, que mesmo entre eles, só conversavam em japonês.
    Os chefes de seção , que eram japoneses, e toda a peãozada viviam falando mal deles…se referiam a eles como “coreanos”.
    Mas que eram sangue ruins, ah isso eram…nunca tive chefes japoneses parecido com esses coreanos,rs.
    Fala pra gente, Karina, qto tempo vc vai ficar por ai? Um abraço!

  • Roberto Tongu // Setembro 4, 2009 às 5:48 am

    Há inúmeros casos de coreanos donos de empresa como o Hiro cita. A maioria esconde porque ainda hoje não traz nenhuma vantagem dizer que é coreano.

    O caso mais famoso é o dono da Softbank, Son. Talvez porque ele não faça questão de esconder. O dono da empresa de taxi que foi penalizada esta semana, KM, também é.

    Isso vale também para o mundo artístico (cantores ou personalidades de TV). Coreanos são muito mais influentes no Japão do que nós, estrangeiros, percebemos.

  • Alessandro // Setembro 4, 2009 às 7:39 am

    Nossa, vivo com esse problema diariamente. A maior parte dos meus amigos, aqui em São Paulo mesmo, são coreanos, ao passo que eu sou japonês. E tem sim um preconceito… às vezes de brincadeira, mas muitas vezes bem pronunciado. Como eu ouço K-music e sei ler o alfabeto coreano, eles me aceitam nas conversas tipicamente coreanas, mas fica difícil acompanhar algumas coisas em outros aspectos. Aqui no Brasil, os kr são mesmo “colonia” fechada onde a maior parte do povo se conhece. É interessante, no minimo.

  • colossobm // Setembro 4, 2009 às 8:11 am

    Conheci o blog faz 2 dias.
    adorei =)
    Não sabia dessas “desavenças” entre coreanos e japoneses, só sabia entre chineses e japones.
    Ainda bem que como ele e você mesma disse a nova geração está mais aberta.

  • Henrique Teixeira // Setembro 4, 2009 às 10:48 am

    Aqui na Coreia é a mesma coisa! Já aconteceu de eu sair com a coreana, ela gostar de mim, mas depois de um tempo ela desaparece do mapa. Quando vou saberr é porque os pais descobriram que ela tava saindo com um estrangeiro e deu quebra-pau! Se for com japonês então… ichi. É o fim do mundo!

    Mas temos que entender que é difícil mudar a mentalidade dos mais velhos, que foram criados com essa noção de “raça pura” e nos resquícios da guerra. Tenho esperança de que as coisas mudem muito em uma ou duas gerações.

  • beatriz // Setembro 5, 2009 às 6:12 am

    Eu conheci uma família de coreanos em minha cidade, eram comerciantes, tinham um boutique de roupas legais.. eu ia toda semana lah, ela me tratava super bem, até sinto saudades dessa epoca, e olha que eu nem comprava sempre. Um dia estava numa churrascaria e eles foram lah na nossa mesa, ficaram conversando, eu particularmente adorava todos. Mas eles foram embora pra outro estado, e nunca mais nos vemos, até hj lembro deles.. eram boas pessoas! Agora me conta, no Japão as coisas estão mais flexíveis pra estrangeiros?? Sempre ouço falar Que chineses e coreanos são mais fechados ainda do que os japoneses. Talvez por eu conhecer muuuuito mais gente que viveu no Japão ou ainda vive, e na China e Coréia, quase não vejo isso. Até informações básicas são mais difíceis de se ter acesso nesses dois países, não sei se isso é só impressão minha…falem mais sobre isso pessoal, beijos a todos ^_^

  • Marx // Setembro 5, 2009 às 7:09 am

    É lógico que os asiáticos detestam o Japão, os japoneses foram piores que os nazistas!

  • Marx // Setembro 5, 2009 às 7:11 am

    É natural que os coreanos sintam um odio mortal contra os japoneses!

  • Karina Almeida // Setembro 5, 2009 às 8:09 am

    MARX,
    eu entendo seu ponto de visto, mas penso diferente. acho que os problemas diplomáticos e a história (com ou sem guerra) não devem interferir nos nossos relacionamentos.

    não podemos detestar todos os alemães por causa do nazismo ou adorar todos os brasileiros porque são nossos compatriotas. cada pessoa tem a sua história e a sua personalidade.

    pra mim não faz diferença se é coreano, japonês, chinês… tem aqueles que eu acho legais e outros que não me agradam. mas a gente não tem culpa se no nosso passado, nosso povo foi isso ou aquilo… eu penso assim né :p

    ah, o que me faz diferenciar um povo do outro é o comportamento (atual) deles. nesse caso, acho que dá para tentar generalizar, mas mesmo assim é complicado…

  • Mister 8 // Setembro 5, 2009 às 8:26 am

    Eu nunca conheci um coreano pessoalmente, mas gosto de k-music e seriados coreanos. É interessante saber que os coreanos são donos de quase todos patinkos e casas noturnas no japão. A yakuza japonesa tem fortes laços históricos e culturais com a Coreia. Os coreanos exercem muito mais influencias políticas e econômicas no Japão do que nós percebemos.

    Os japoneses não incitam ódio contra os chineses e coreanos, mas a recíproca não é verdadeira. Os chineses e coreanos odeiam os japoneses. Após a 2 guerra mundial os japoneses estavam sobre a ocupação americana, portanto, privados de liberdade de discurso, era impossível protestar contra os crimes de guerra inexistentes que caíram em cima do japão. Em vários estudos feitos pelos historiadores renomados tais como ALEXANDER SOLZHENITSYN em MEMORY – PAMIAT foi provado que os (Aliados) vencedores da 2 guerra mundial distorceram os fatos, manipularam a historia e forjaram provas para incriminar o japão. Há tempos li um artigo revisionista que descrevia como o governo japonês foi chantageado a pedir desculpas e pagar indenizações astronômicas por crimes de guerra inexistentes aos coreanos. Uma suposta vitima sul-coreana radicada no japão, conseguiu comprar cinco mansões em Tóquio com dinheiro de indenização do governo japonês. Centenas e milhares de coreanos vivem nas custas de indenizações do governo japones, ao passo as vitimas de hiroshima e nagasaki nunca receberam sequer um centavo dos americanos. O mesmo artigo citava que 1/3 do PIB Sul-coreano são provenientes de indenizações do governo japones. Deve ser por isso que o japão está falido!

    Existem centenas de fotografias denunciando genocídios praticados pelas tropas Comunistas de Mao-tse-tung durante a guerra civil chinesa, apos a guerra os Aliados usaram essas fotografias de atrocidades comunistas e colocaram a culpa encima do japao.

    Sites que andei estudando, conteúdos interessantes neste sites:

    http://www.sdh-fact.com/CL02_1/result.php?word=ZW

    http://libreopinion.com/members/memoriapamiat/index2.htm

    O escritor George Orwell no livro 1984 citou a manipulação da História: Quem controla o passado (historia), controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado (historia). Quem controla o presente agora? Eles transformaram os comunistas em mocinhos e os nacionalistas em bandidos.

  • Marx // Setembro 5, 2009 às 9:41 am

    Ae Mister 8, vc nao sabe nada, vc eh um burro racista! pelo que eu sei os japs foram muuuuitopiores qos nazistas, a diferença que os nazis nao eram tão repugnantes. Graças a deus não sou jap! ufa!

  • Karina Almeida // Setembro 5, 2009 às 10:26 am

    MARX,
    pode comentar à vontade, mas por favor não precisa chamar ninguém de burro, nem de racista. aliás, é simples! é só não xingar. cada um tem sua opinião e temos de respeitar. e aqui no blog, pode reparar, não tem agressão verbal. espero que compreenda ; )

  • Cléa // Setembro 5, 2009 às 11:33 am

    Vi no video Japan: Robot Nation uma coreana que estava na mesma condição do moço do texto, mas só tinha o nome em japonês entre parênteses ao lado do nome coreano no gaikokujin tooroku (RNE ou RG de estrangeiros). Achei muito confusso isto de ter dois nomes. Quem tem dupla nacionalidade japonesa / brasileira tem apenas o nome ocidental a mais escrita no documento brasileiro. Isto para os filhos de japoneses registrados no consulado, a maioria filhos de funcionários japoneses.

  • Ana Paula // Setembro 5, 2009 às 7:17 pm

    talvez nao tenha muito a ver, mas como a Karina as vezes cita sobre doramas,tem um que eu assisti a pouco tempo, chama-se Smile e fala sobre um filipino filho de uma japonesa e pai filipino, tambem tem um coreano que nasceu e foi criado no japao mas devido ao preconceito ele mudou seu nome para um nome japones e se afastou da familia…
    Karina adoro seu blog todo dia entro pra dar uma olhadinha ^-^ beijos

  • beatriz // Setembro 6, 2009 às 6:20 am

    Concordo plenamente com a Karina, não dá pra generalizar amando ou odiando um povo por causa do passado, cada pessoa é única no mundo, tem uma história e personalidade diferente, eu gosto dos japas que eu conheço, gostei dos coreanos que conheci, mas não dá pra dizer que todos são iguais, uffa..ainda bem, viva a diferença!!!^_^

  • Nádia // Setembro 6, 2009 às 1:43 pm

    Eu ia comentar do Smile, mas vi que a Ana Paula já comentou. Eles abordam bastante a questão dos estrangeiros no Japão, sendo um mestiço de filipino como protagonista e um outro personagem coreano no meio (não vou falar mais para não soltar spoiler).

    Mas, pelo menos na minha ignorância, eu acho que o Japão atual (digo os jovens) não ligam muito para isso. O que tem de cantor e cantora coreana que faz sucesso no Japão (ok, cantando em japonês, mas com sotaque) e as novelas coreanas tem fãs no mundo todo….

    Acho – na minha opinião – que esse preconceito todo é um pouco resquício da guerra e de outros conflitos que (espero!) sejam superados aos poucos. Digo, no Brasil ainda não tem família que não aceita que os filhos nikkeis se casem com não nikkeis (apesar de todo mundo ser brasileiro)? Isso era mais forte na época da guerra, mas é tão menos comum atualmente…

    Talvez um dos problemas seja que quem manda ainda é da geração que tem resquícios guerra

  • MisterZ // Setembro 6, 2009 às 9:07 pm

    Pois é, eu gosto de diferenças culturais, imagine se o mundo todo fosse igual? que chatice. Pena que os conflitos são inevitáveis. E ainda tenho esperança que isso tudo mude pra melhor.

    Para Marx

    Oras bolas, eu dou graças a Deus por não fazer parte de sua espécie, que é composta por pessoas bestas e asquerosas. Graças a Deus tenho as melhores características morais e fisicas de um povo virtuoso, digno e útil ao mundo, um povo que trata as demais nacionalidades com polidez, pois a malandragem e a vaidade por si só não bastam para conquistar o respeito nesse mundo. Os pobres de espírito não conseguem tolerar as diferenças culturais, piores são as criaturas sem respeito, sem cultura, sem educação, sem honra,, desprezíveis. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=JVRNDJU5GQY

  • Karina Almeida // Setembro 6, 2009 às 9:28 pm

    MISTER Z,
    desculpa, mas eu não gosto de ver este tipo de comentário aqui no blog. não deletei porque não avisei, mas da próxima vez vou deletar ok? não estou defendo o marx, apenas não gosto de xingamentos aqui no blog. espero que compreenda ; )

  • Celina // Setembro 7, 2009 às 6:02 pm

    Ola, KArina
    Os comentarios estao “quentes” ne??
    Realmente, nao da pra generalizar um povo ne??? Tb conheci coreanos e chinese super legais e outros nem tantos. Assim como nem todos os brasileiros sao legais ne??

    Acho que nao eh nada legal generalizar, nao eh?? Por ex, nem todosos brasileiros gostam da imagem de malandro, que so gosta de carnaval, nao eh???

    Realmente, os japoneses nao incitam o odio. Qdo vamos ao museu da bomba atomica em Hiroshima, nao ha incitamente odio conra os americanos, mas a mensagem que passa que quem sofre mais com a guerra sao os civis e que nenhuma guerra eh valida. Acho isso tao legal. Afinal incitar mais odio so leva a mais guerr ne???
    Abracos

  • Mister8 // Setembro 10, 2009 às 10:34 pm

    Oi karina

    Estava muito cansado e acabei me expressando muito mal. Fique a vontade, delete, apague todos meus comentarios.

    Celina

    Eu incitando odio?, apenas quis esclarecer verdades. Acho injusto alguem me chamar de nazista, racista por falar a verdade. Concordo que nenhuma guerra eh valida, mas a paz e as mentiras em detrimento de um povo é justo?

  • JapaJ // Setembro 16, 2009 às 12:46 pm

    A História não é bem assim Mister8, os japoneses não são santinhos, temos como exemplo a Unidade 731 que fez experimentos científico cruéis em soldados chineses e australianos e a submissão de coreanos ao trabalho forçado em minas de carvão no japao. Acontece que os chineses e coreanos tb não são santinhos, eles forjaram varios crimes e falsas acusações para usurpar $$$ do japão. Em relação a hiroshima e nagsaki, e lógico que os arianos ianques nunca vão assumir pelo que fizeram devido a megalomania e a crença de superioridade inerente aos ianques.

    A coisa mais engraçada é ver alguns dekasseguis protegendo os coreanos, estão agindo igual um bastardo. Os coreanos vivem ás custas do governo japones, mamando nas tetas do Estado, usufruindo de toda mordomia e imunidade juridica. Como se nao bastasse, esses chineses e coreanos que vem ao Brasil mancham a reputação dos nikkeis, fazendo negócios ilícitos etc. Bom cada um é cada um, nao podemos generalizar nada nessa vida, existem brasileiros racistas, metidos a besta, mas tb existem chineses e coreanos dignos de respeito. Nota Zero pro governo japones, que tem uma atitude ridícula, omissa e cega diante desses problemas, e nota zero para os dekasseguis (idiota$ útei$ para o Brasil) e nipo-paraguaios (protetor dos coreanos) que deviam se dissolver, sumir…

  • JapaJ // Setembro 16, 2009 às 1:26 pm

    Marx (o dekassegui comunista)

    Afinal o que te prende ae no Japão? faça me o favor, se manda, vai pra coreia!

  • Felix // Setembro 30, 2009 às 9:27 pm

    Nossa, parece um campo de batalha! huahuahua.

    Bom, conheci alguns coreanos no Brasil e no Japão. A diferença é notavel! todos coreanos que conheci no Brasil eram super-chatos, cinicos, mal-educados, agressivos, exala arrogância e carisma-zero, são geralmente comerciantes fracassados. Agora os coreanos do Japão (os Zainichi) são diferentes! são gente super boa, muito fina, mais legal que a maioria dos japoneses que conheci. Os coreanos da coreia pra mim é uma incógnita, nunca conheci nem um. Sou suspeito para dizer mal dos nikkeis, porque sou nissei com nacionalidade japonesa, tenho boa vida no japão devido a ajuda de parentes abastados, e volto pro brasil só de ferias, mas nunca gostei de nikeis burajirujins, dekasseguis então deus me livre, quero distancia. Aqui no japão não quero nem saber de brasileiros nikkeis, só me interessa brasileiros natos. Sem querer ser chato, mas lugar de japa é no Japão e ponto final, os nikkeis brasileiros que se fodam.

  • Felix // Setembro 30, 2009 às 10:05 pm

    A parte mais legal do Japão, alem da tecnologia, poder aquisitivo e segurança é a harmonia entre os estrangeiros, no japão posso lidar com coreanos, chineses, tailndeses, russos, americanos em harmonia sem preconceito. No brasil os chineses e coreanos são muito fechados e racistas, a maioria dos nikkeis são mer……. a violencia é generalizada, tem muito preconceito e desigualdade social etc etc…Alem do mais, no japão as minas correm atrás de mim, apesar de eu ser um garoto chatinho e reservado sou quente e supostamente galã, eu gosto de minas que correm atrás d mim, pelo menos tenho certeza que ela gosta d mim. no Brasil tem aquela barreira social que eu nao entendo, preconceito, desconfiança sei lá. Por isso amo o Japão. A minha ocupação eh design de software para celulares. O meu primo por ex, estuda arquitetura no jp.

  • Karina Almeida // Outubro 1, 2009 às 2:01 pm

    FELIX,
    muito obrigada pelos seus comentários. eu acho legal saber a opinião de cada um e isso é o que enriquece o blog! só peço por favor, que não xingue ninguém aqui no blog… não precisava falar essa última frase do seu penúltimo comentário né? enfim, espero que compreenda. acho chato ficar deletando comentários, mas já tive de deletar. a proposta do blog não é ofender ninguém, xingar, brigar, nada disso. a ideia é criar um debate saudável e com comentários educados e respeitosos. é muito melhor assim, não acha? já pensou se todo mundo começa a xingar aqui? cruzes!

  • Felix // Outubro 2, 2009 às 6:37 am

    Opss, foi mal , peço desculpas pelo penultimo comentario…

    Acrecentando…No japao tem muito ijime no trabalho, (japoneses sao cabeça dura) se eles descobrem que a pessoa eh burajirujin, só pelo fato de ter nascido no brasil, ele se torna alvo favorito de ijime dentro do grupo. E tem mais, essse final de ano promete ser bem ferrado, as firmas podem encerrar varios grupos de estudantes, os dekasseguis q se cuidem….

  • Marcos // Outubro 8, 2009 às 8:26 pm

    Mesmo entre os orientais prevalece o preconceito, o casamento misto entre japoneses, chineses e coreanos é encarado com muito preconceito devido as velhas rixas nacionalistas.

Deixe um comentário