Por que não votei, hoje?


Não votei, de novo. Nem poderia, já que esqueci de transferir o meu título eleitoral de Belo Horizonte para Tokyo. Se eu estivesse realmente interessada em botar o meu dedinho nessas eleições, até que não seria tão trabalhoso assim. Bastava preencher uma papelada no consulado do Brasil e aparecer lá de novo nos dias da votação: 1º de outubro e hoje.

Mas o Japão não é tão pequeno como parece. Quem mora em Sapporo (Hokkaido), no extremo norte do país, por exemplo, precisaria de muita motivação e coragem para desembolsar pelo menos 40 mil ienes/330 dólares de transporte até Tokyo só para reeleger (ou tentar impedir a reeleição) do Lula. Assim como quem mora no extremo sul e teria de viajar até Nagoya, onde fica a outra unidade do consulado.

O jeito, agora, é não esquecer de explicar às autoridades brasileiras porque não votamos. Deixar de votar três vezes seguidas – cada turno é uma vez – leva ao cancelamento do título. Quem não pensa em voltar ao Brasil não precisa se preocupar. Nem ter medo de ficar sem passaporte: na hora de renovar, não importa se você tem título cancelado ou não.

Eu quero voltar. E já sei o que devo fazer, assim que pisar em BH. É só seguir as dicas dessa notícia que encontrei no portal UOL:

– O prazo legal para a justificativa eleitoral é de 60 dias a contar da data da eleição. Para se justificar, o eleitor deve encaminhar requerimento ao juiz da zona eleitoral —preferencialmente, àquela onde está inscrito. Mas a justificativa também pode ser dirigida a qualquer outro cartório eleitoral.

Se o eleitor estiver no exterior no dia das eleições, terá o prazo de 30 dias, a contar de seu retorno ao Brasil, para justificar a ausência. Para tanto, deverá dirigir-se ao cartório eleitoral, apresentando bilhete de passagem de retorno e passaporte.

– Caso ultrapasse o prazo de 60 dias, o eleitor, ao solicitar a regularização de seu título, receberá uma multa, cujo valor será arbitrado pelo juiz eleitoral. Essa multa é calculada com base em 33,02 Ufir, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% desse valor —cerca de R$ 1 a R$ 3,5— por cada turno.

– Para cada turno em que o eleitor não compareceu e não justificou, será cobrada uma multa. Após a apresentação do comprovante do pagamento, o eleitor recebe a certidão de quitação eleitoral. O eleitor que deixar de votar e não justificar a ausência em três turnos consecutivos pode ter o título cancelado.

13 Respostas para “Por que não votei, hoje?

  1. Bom, estava de saída, ai entrei aqui para ver…
    Comentei no seu outro post e, sem querer bati o braço no f5 e apareçeu esse novo post…
    Mais então, agora não tive saco pra ler tudo, afinal to quase caindo aqui de sono
    Só tenho uma duvida, quanto vale o Iene?
    Prometo que amanhã comento alguma coisa melhor

  2. Karina Almeida

    PARA VITOR
    vc caindo de sono e eu indo almocar. hihihi…

    enfim, ja coloquei la o valor (aproximado) do iene. vc foi mais rapido do que eu!

    ah, respondendo suas perguntas do post anterior:

    to estudando japones, mas sei so um pouquinho. POR ENQUANTO 😉

    moro aqui desde janeiro de 2004. mas no trabalho so uso portugues 😦

  3. Sinceramente, mesmo que o Brasil não me considerasse um estrangeiro, e eu tivesse direitos políticos no país, iria pensar mais de duas vezes para gastar tempo em votar, principalmente pela falta de opção nessa eleição. E ir até o Consulado só pra anular o voto dá uma preguiça…
    😛

  4. opa, tb nao votei…

    mas como tenho intencao de voltar ao Brasil, suas informacoes foram de muito uteis!

    beijos!

  5. Pururuca do Brejo

    Eu já justifiquei 3 vezes as eleições. É muito simples! Levo sempre o passaporte com os carimbos e os cartões de embarque do avião. Pronto. Teve uma eleição que não justifiquei e paguei R$ 7 de multa.

  6. Ai…La vou eu, daqui alguns minutos (sao 7h19 da manha) ir votar…=/
    Quem dera eu tivesse uma boa justificativa pra nao ir, por que realmente a falta de alternativas eh complicada…

    Bjoss

    Ps: Sim, meu blog mudou =D! Adorava aquele template do uol -achava a minha cara rs – mas n consegui me adaptar a estrutura do uol…Prefiro a do blogger.com!
    E mudei o nome tb! rsrs

  7. não só ser obrigada, mas tambem ter que acordar cedo em um domingo pra ir votar >___<
    nossa, 330 dolares?
    existe gente assim ?? (acho que não, né?)

    bjins!

  8. Marco Aurélio

    Karina

    Acredito que Lula vencerá com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre o Alckmin. Esta foi uma das piores eleições que presenciei. Ainda bem que acabou. Foram campanhas em que mentiras e corrupção foram quase legitimadas por ambos, PT e PSDB. Tem horas que dá vontade de fazer o que disse no final de minha postagem de hoje!

    Um abraço

    Marco Aurélio

  9. É…lula ganhou

  10. Olá! Gostei muito do seu blog! Achei-o por acaso, enquanto fazia uma pesquisa para o livro que estou escrevendo. Gostaria de poder trocar idéias com vc, para tirar dúvidas sobre o Japão.

    Um abraço.
    Se vc puder me escrever, meu e-mail é cheng.carolina@gmail.com

  11. Oi Karina! Fui justificar o voto e como já tinham ido três eleições, perdi ele, paguei uma multa e agora vou ter de pedir outro, por isso não votei, mas pelos voto também não mudaria muita coisa…
    Bjinhos

  12. Karina Almeida

    PARA PURURUCA DO BREJO, MARCO AURELIO e CAROL CHENG

    oba! leitores novos! bem-vindos ao meu japao! espero que gostem daqui e voltem sempre 🙂

    PARA PAULO
    eh ne. da preguica mesmo 😛

    PARA GUSTAVO
    oba. meu japao tambem eh utilidade publica. hihihi…

    PARA KARINA e MANU
    meninas, voces madrugaram?? que preguica! se eu fosse votar, ia ser a ultima a chegar la. hihihi…

    PARA VITOR
    sinceramente? acho menos mal 😀

    PARA MAIRA
    nossa, eh muita coisa ne?? vc tem razao!

    bjinhos PARA TODOS 🙂

  13. Karina Almeida

    ERRATA

    PARA VITOR
    eh com “u” ne? eu quis dizer que acho menos mau. menos ruim. hihihi…

Deixe um comentário

