Pergunte o que quiser. Eu respondo o que puder ; )

Em três anos de vida no Japão, voltei ao Brasil três vezes. Com o tempo tão curto – máximo 15 dias divididos entre Belo Horizonte/MG e Guarapari/ES – tenho que me desdobrar para paparicar a família, comer muito, fazer umas comprinhas, dar uma passada num salão de beleza e, é claro, rever os amigos.

Sempre sou bombardeada de perguntas, até por gente que nunca tinha visto antes. Chega a ser cansativo contar dezenas (tô achando que já cheguei na centena) de vezes as mesmas coisas, mas eu adooooro falar do meu Japão.

O povo me pergunta de tudo! Tem coisas que nem sei responder. Outras que me matam de rir. Ou de vergonha! Não dá pra eu escrever todas aqui – são muuuuitas – mas, aí vao as mais freqüêntes:

1 – Lá são 12 horas na frente né? E quanto tempo de viagem? Tem vôo direto?

Sim. O Japão está 12 horas na nossa frente. Agora são 4 horas da tarde no Brasil e 3 horas da manhã no Japao (descontei 1 hora porque estamos no Horário de Verão).

Não tem vôo direto não. Deus me livre! A gente precisa de um tempo pra esticar as pernas 😛

A minha rota é assim: Belo Horizonte – São Paulo (1 hora de vôo) + São Paulo – Atlanta/EUA (9 horas de vôo) + Atlanta/EUA – Tokyo (12 horas de vôo). Então são 22 horas de vôo mais umas 8 horas de chá de cadeira nos aeroportos.

2 – Você gosta da comida japonesa? E come todo dia com aqueles palitinhos? Tem garfo e faca no Japão?

Gosto de muitas coisas da comida japonesa e algumas eu odeio! Mas em Tokyo tem todo tipo de comida e até loja de produtos brasileiros. Então, a gente dá um jeitinho.

Às vezes, eu cozinho em casa (cardápio brasileirissimo) e quase sempre como em restaurantes de comida americana, italiana, indiana, chinesa e também japonesa.

Palitinhos? Só quando vou a restaurantes japoneses. Tem garfo e faca no Japão, sim. Ufa!

3 – Três anos no Japão? Então, você está arrasando no japonês né?

Sim e não. Moro há três anos no Japão e a minha maior frustração é ainda não dominar a língua japonesa. Falta muuuito! Mas ainda não perdi a esperança e tenho uma justificativa para esse aprendizado tão lento: trabalho o dia inteiro com brasileiros. Não preciso falar japonês sempre. E ainda tenho um monte de amigos-dicionários ambulantes!

4 – Tem Natal lá? Como é?

Tem e não tem. São pouquíssimos os japoneses católicos, por isso, Natal nao é feriado lá. Mas acho que por influência americana tem árvore de Natal, Papai Noel e as ruas e lojas são enfeitadas sim. Só isso. Não tem festa, nem amigo oculto. Ah, neste dia 25 de dezembro (segunda-feira), às 9 horas da manhã, eu tenho que trabalhar!

5 – Menina, me conta aqui (essa pergunta é sempre com cochicho). É verdade mesmo aquela história de que o “bráulio” dos japoneses é pequeno?

Tava demorando! Todo mundo me pergunta isso! (menos o meu pai e o meu irmão). Se quiserem saber, que arranjem um namorado japonês! Essa pergunta eu não respondo. Nem saberia responder 😀

Tá bom. Não respondo, mas dou uma pista: no Japão, tem camisinha de vários tamanhos e os estrangeiros costumam reclamar que aperta o danado. Por outro lado, entrevistei uma médica brasileira que disse que isso é lenda, pois as camisinhas japonesas são muito boas e confortáveis.

Querem saber? Eu acho que não podemos generalizar. Assim como as camisinhas, deve ter “bráulio” japonês de vários tamanhos 😛

Anúncios

26 Respostas para “Pergunte o que quiser. Eu respondo o que puder ; )

  1. Quanta pergunta! Hehehehe… Qdo vou ao Brasil tb aparecem muitas perguntas, algumas terríveis! Uma vez abri um email do meu marido perto de uma pessoa no Brasil e ela: olha, ele escreve em português… Dããããã pra ela! Lógico né?!
    Bjos

  2. Eu também já passei por essas perguntas. Acho que as piores foram sobre a comida, porque algumas pessoas ainda imaginam que aqui só tem sushi…

  3. \o/
    Em breve também estarei indo ao Japão para trabalhar. Pena que não vai ser na minha área(Programação), mas pelo menos vou estar mais perto do meu pai(sem falar do playstation 3, hehe!). E se me perguntarem do Japão vou falar pra visitarem o seu blog, já q vc respondeu tudo mesmo.
    😄

  4. Responder as pergntas se torna ate divertido…o dificil mesmo eh administrar o tempo qdo vou ao brasil, fico com uma sensacao de mais ou menos…nunca eh suficiente, sem falar na nostalgia nos meses seguintes…Seu blog eh muito legal! Parabens!!!

  5. Ha, ha, ha, fique riindo, coisas que acontecen, perguntas bobas, de todo um poco nos vemos dentro de poco!!! ate a proxima semana!!!

  6. Oi,

    como te disse no e-mail, adorei o blog. Eu sei que sou uma dessas pessoas que te fizeram milhões de perguntas sobre o Japão… é inevitável.
    UM abraço.

    Pollyanna

  7. Falando sobre comida você me fez lembrar de uma coisa. Os doces japoneses não são tão doces quanto os nossos né? Se você tiver a mesma opinião que a minha, a essa altura deve estar achando os nossos doces melados, hahaha!

  8. Ano que vem estou indo pro Japão tbm… E por coincidência vou para a cidade em que você atualmente mora: Nagoya! =]

    É meu primeiro comentário no seu Blog, mas desde que o conheci sempre dou um passada por aqui.

    Ah! Não querendo incomodar, (mas já incomodando, =P) gostaria de fazer algumas perguntas sobre o Japão:

    1 – É verdade que lá no Japão tem “lixões” em que pode-se encontrar tudo quanto é tipo de aparelhos domésticos e até móveis? Se a resposta for sim, como eu faço para pegar as coisas lá?

    2 – Ouvi dizer que a água de se beber aí não é que nem a nossa… Dizem que ela tem um gosto meio ruim e que é melhor mesmo comprar água mineral! Verdade isso?

    3 – Gostaria também de saber se é fácil comprar computador aí e instalar internet… Já ouvi dizer que existem lojas com atendimento em português aí, mas creio eu que devido a esse diferencial, o preço final do produto acaba saindo muito mais caro… O que você me diz a respeito?

    Bem, é isso Karina! =]

    Gosto muito do seu Blog e espero que você continue blogando por um boooommmmmmm temmmmpoooo, =]

    Até mais! Tudo de bom pra vc! =D

    PS: Eu até tenho mais perguntas para fazer (muitas por sinal… =P), mas antes precisaria saber se você estaria disposta a respondê-las, 😄

  9. Para o alto e avante!

    Poderosa… e metida como sempre!
    Cruz!

  10. Karina,
    passei por tudo isso quando voltei, idêntico …é muito gozado. Por isto adorei o post.
    Beijos!

  11. Vi seu blog no MP e vim visitar.
    Blog de jornalista eh sempre muito bom.
    Saudacoes bloguisticas de Amsterdam.

  12. Essa do ‘bráulio”… KKKKK! Meu namorado é descendente, então sempre rola a inevitável pergunta : “A lenda é verdadeira”?

  13. Adorei as FAQs! Você poderia criar um link especial no seu blog com as respostas para essas perguntas frequentes. E acrescentar as perguntas do Kentaro também!

  14. Karina, é preciso usar aqueles pauzinhos em qualquer comida japonesa? qual é a pior comida típica dele? do q é feito?

  15. Karina Almeida

    PARA MAIRA
    hihihi… essa foi boa! serah que pensaram que voces se comunicavam em ingles? frances? alemao? ou japones??

    PARA PAULO
    conta! conta! quais foram as perguntas??

    PARA YOSHIO
    oba! vou rezar pra te encherem de perguntas 😛 e quando alguem quiser saber do playstation 3 vou falar pra perguntar pra vc. combinado?

    PARA POLLY
    eh verdade. eu fico louca porque quero ver todo mundo, mas eh muuuuito dificil : (

    PARA DANI
    hihihi…

    PARA RAIO DE LUZ000
    ooooi! bem-vinda ao meu japao! pois eh, voce tambem me encheu de perguntas ne? hihihi… mas nao se preocupe, eu adooooro falar do meu japao. volte sempre!

    PARA MARCIA
    menina, minha mae encomendou uma torta doce especialmente pra mim. que situacao! eu nao aguentei comer! doce demaaaaaais! mas a outra (ela encomendou duas!) de chocolate, eu devorei
    😛

    PARA GENA
    conta pra gente, o que te perguntaram!

    PARA MARIS
    bem-vindo ao meu japao! que bom que voce gostou. fico feliz 🙂

    vou dar uma passadinha (virtual) la em amsterda!

    PARA ANONIMO
    menina, quando eu namorava – muito antes de vir para o japao – um descendente de japoneses la no brasil, tambem me perguntavam da tal lenda. mas era facil responder: nao sei. meu namorado nao eh japones. ele eh mestico. hihihi…

    PARA RAQUEL
    e eu adorei a sugestao! falta aprender a criar esse link 😛

    vou tentar!

    PARA EMANOEL
    humm… acho que sim. os japoneses comem tudo com esses palitinhos. ateh macarrao!

    a pior comida tipica japonesa?? humm… eu odeio o tal do molho teriyaki (eh doce!) e odeio azuki (doce de feijao!!!) e tambem odeio o famosissimo cha verde.

    mas eu adoro sushi e sashimi! e como com palitinhos, claro 😀

    bjinhos PARA TODOS : )

  16. PARA KENTARO

    bem-vindo ao meu japao! vou tentar responder as suas perguntas:

    1 – ja ouvi falar desses lixoes, mas nunca vi! vou procurar saber mais e te conto. acho que nao eh bem assim…

    aqui no japao eh tudo bonitinho e organizadinho. sei que a gente joga aparelhos eletronicos fora, mas a gente nao pode deixar em qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer jeito. tem um monte de regrinhas!

    enfim, nao sei responder direito. mas vou me informar melhor ta? aguenta aih!

    2 – aqui, muita gente bebe agua da torneira: eu, por exemplo 😛

    e nao acho que tem gosto de nada. ah, e nunca me deu dor de barriga. sempre ouvi falar que a agua daqui eh oootima. e eu acredito!

    3 – comprar computador e instalar internet?? sim, eh facil! quer dizer, precisa falar japones. tb tem loja que tem atendimento em ingles. outra opcao eh fazer mimica 😛

    tem loja brasileira que faz isso tambem. mas em tokyo nao. so em cidades que tem muitos brasileiros como hamamatsu, oizumi, nagoya…

    e dizem que nao eh caro nao. mas realmente, nao precisa. voce tem muito mais opcoes de lojas japonesas ; )

    4 – pode perguntar mais! eu nao sei muita coisa, mas posso tentar te ajudar 😀

  17. “pode perguntar mais! eu nao sei muita coisa, mas posso tentar te ajudar :D”

    Poxa, muito obrigado mesmo Karina! Nem sei como te agradecer! Desde já, te agradeço (muito) por querer me ajudar! =D

    São tantas dúvidas… Mas prometo (ou vou tentar pelo menos…) te perguntar realmente só as coisas mais importantes, =P

    Bem! E já que vc tá cheia de boa vontade, lá vou eu:

    4 – Continuando o assunto sobre informática… Gostaria de comprar um Notebook. No caso, seria fácil eu adquirir um numa loja japonesa? Será que eles instalam Windows em Português?

    5 – Me preocupo muito em manter contato com os meus familiares e amigos… Por isso gostaria de saber qual a melhor maneira de me comunicar com eles: por telefone público, telefone fixo, skype ou outros? Meus amigos eu posso conversar por MSN mesmo, mas para conversar com minha mãe e meu pai, eu teria que conversar por telefone mesmo…

    6 – Saúde: Como você faz aí quando fica doente e precisa ir ao médico? É muito difícil encontrar intérprete? E se eu ficar doente fora do horário de serviço, como faço?

    7 – Contas de água, luz e gás saem caro aí? Quanto você gasta em média, por mês? (Desculpe por fazer essa pergunta indiscreta, mas é que morro de curiosidade pra saber se as contas aí são muito caras… e tbm gostaria de saber tbm pra ir fazendo um planejamento aqui dos meus gastos e tal… Mas se não quiser responder, não tem problema não… Até pq vc já tá me ajudando muito e não quero abusar de modo algum da sua boa vontade…)

    8 – Que cuidados você toma, em relação a saúde e bem estar, quando chega o inverno aí no Japão? Aliás, como foi o seu primeiro inverno aí no Japão?

    9 – Roupas e Calçados: Você compra em lojas japonesas? Um conhecido da minha mãe uma vez falou que adorou as roupas e calçados daí! Ele disse que não vale a pena comprar roupa e calçado aqui no Brasil… É muito melhor comprar aí mesmo! Então, gostaria que vc desse sua opinião sobre o que ele falou…

    Bem Karina, é isso!

    E novamente, agradeço muito pela sua boa vontade em me ajudar! Agradeço mesmo, de verdade! =]

  18. PARA KENTARO

    vamos as respostas:

    4 – eu fiz assim: comprei o laptop numa loja japonesa e um amigo brasileiro que trabalha com informatica instalou o windows em portugues pra mim. voce pode fazer o mesmo. tem muitos brasileiros que trabalham com isso aqui!

    5 – todo mundo diz que o skype eh o melhor e mais barato. mas tem outra opcao: cartao da brastel. nao eh taaao caro assim. nao se preocupe, falar com pessoas no brasil eh muito simples!

    6 – ja fui ao hospital (fazer check up) com amigas que falam japones muito bem. sempre tem alguem pra te ajudar. e se voce morar em cidade que tem muitos brasileiros, eh facil achar voluntarios interpretes.

    7 – voce acredita que nao sei quanto gasto com isso? voce paga sem sentir (no meu caso eh descontado no salario), nao acho caro nao.

    8 – cheguei em pleno inverno. antes de vir, tomei umas vitaminas e trouxe benegripe. mas aqui tem tudo! inclusive muitos agasalhos. se voce se agasalhar direitinho e se alimentar bem, nao vai adoecer nao!

    9 – no comeco, eu achava os sapatos daqui horriveis (feios!). agora, acho lindos e muito bons! e tem baratos e caros. voce pode comprar te acordo com a sua situacao.

    mas roupa, pra mim, nao eh tao facil comprar. eu sou meio fora do padrao. por isso, prefiro lojas estrangeiras. sabia que gap e zara aqui sao tao acessiveis quanto a c&a no brasil?

    eh isso. espero que tenha te ajudado : )

  19. Uffa! Me sinto mais aliviado agora! =P

    Boa parte das minhas dúvidas se foram… graças à você! =]

    Agora o que me resta é só esperar a minha ida para o Japão. Daí sim eu vou poder falar sobre o Meu Japão para outras pessoas, assim como você faz… =]

    Bem… Muito obrigado pela atenção Karina. Obrigado mesmo! =]

    Espero que você continue escrevendo no seu Blog por muito tempo ainda (até mesmo depois de lançar o seu livro)! =]

    Seu Blog é demais! Gosto muito de ler ele! Pois além dos textos divertidos, há muita cultura e informação aqui também! Meus parabéns! =]

  20. Karina, amei o se blog, ele é muito interessante! Gostaria de te pedir umas dicas, já q vc já tem experiência: eu gostaria de ir ao Japão com turista, mas me disseram q está fogo!Que, se meu visto for negado, só depois de 6 meses posso tentar novamente! Isso é verdade?
    Planejo sair do meu trabalho e ser autônoma, isso é uma barreira?
    Se vc puder me responder, te agradeço imensamente!

    bjos!

  21. OLá..ADOREI O BLOG PARABÉNS
    e eu gostaria de saber se vc pode tirar essa duvida pra mim.
    Eu tenho um namorado no Japão, e pra fazer uma surpresa eu gostaria mto de ir( meu visto no caso é de turista se eu consegui né) vc axa q eu tenho chances, pois ñ tenho descendencia nenhuma, mas no caso teria dinheiro pra ir no banco, tem como eu comprovar e consgeuir o visto, eu ñ sei mais o q fazer, eu procuro em todos os sites de consulados, mas eles ñ me respondem, imagino q vc more no japão, eu xeguei até pensar em ir pra ai(se eu consegui)e casar ai, é possivel, o meu namorado é filho de japones e está ai faz 11 meses.
    se vc puder me ajudar ficarei super feliz! Tenha um bom 2007…felicidades

  22. Karina Almeida

    PARA KENTARO
    nooossa! brigadissima 😀

    PARA SHEILA e SILVIA
    meninas, bem-vindas ao meu japao! brigadissima! espero que voltem sempre!

    quanto ao visto, acho melhor voces checarem direitinho com um especialista. no jornal international press (jornal brasileiro no japao), tem um ex-funcionario da imigracao e um advogado que respondem de graca perguntas enviadas pelos leitores.

    anotem aih o email comunidade@ipcjapan.com

    nesse caso, eh importante dar o maximo de informacoes possiveis, para facilitar a resposta: se eh descendente de japones ou nao, solteira ou casada, idade, se quer trabalhar no japao ou nao etc…

    se nao quiser se identificar (nome completo), nao tem problema! o jornal nao divulga seu nome se voce nao quiser, ok?

    bjinhos PARA TODOS : )

  23. Mto Obrigada Karina
    Vc me ajudaou mto com este e-mail, qm sabe um dia a gente se encontra por ai….hehehhe

    se eu tiver boas noticias eu lhe aviso!
    ah! qdo vc tiver uns e-mails assim q possam ajudar bastante com perguntas sobre a viagem documentação e etc, por favor nos avise!! obrigada
    um grde beijo e mais uma vez mto obrigada

  24. Toda vez que eu vou ao Brasil fico uns dois dias sem falar nada…e pela minha cara eles até sabem que é melhor nem perguntar nada, senão mordo. Já pensei em gravar uma mensagem com todas as respostas das perguntas previsíveis. Mas não tem jeito…
    É…essa de perguntar sobre o tamanho do dito cujo ninhonjin é engraçado. Comigo eles já perderam as esperanças de eu ter uma resposta…hehehe…

  25. Karina

    Mto obrigada pela dica!Espero que ela ajude tanto a mim qto a Silvia (sei bem como é difícil ficar longe de que se ama mto)
    Um beijão pra vc, valeu msm!

  26. maria fernanda carneiro

    Voces sabem onde consigo comprar uma miniatura de um portal japones?Quem souber , por favor, me envie o nome do local para meu e-mail
    mfsmcarneiro@yahoo.com.br
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s