No olho do tufão

O Japão não é apenas o país dos terremotos, como eu imaginava. É também o país dos tufões. Ainda bem que os metereologistas daqui não falham e avisam com antecedência cada passo de cada tufão. Mesmo assim…
… já levei 12 horas numa viagem que levaria 1 hora e meia. Eu e um amigo estávamos indo de Tóquio para Nagóia de trem-bala, exatamente na hora que o tufão tal passava por aqui. Antes de embarcar, fomos avisados: “o trem pode parar. Querem ir?” Fomos.
Foi cansativo, mas divertido. Era feriadão, estávamos de passeio, não tínhamos pressa. Conversamos, almoçamos, conversamos, compramos revistas, conversamos, lanchamos, andamos por toda a estação de Shinagawa – de ontre o trem sai – conversamos, comemos chocolate, telefonamos, conversamos e, finalmente, chegamos.
Isso foi há uns dois anos. Mas na quinta-feira passada, pela primeira vez, um tufão me tirou do sério! Arghhh… Eu devia ter prestado mais atenção na previsão do tempo. Não prestei e, por isso, levei 5 horas de Shinjuku (centrão de Tóquio) até em casa. Não fosse esse tufão chato, eu levaria um poquinho mais de uma.
O trem que sairia às 21:48 da estação de Ueno, onde eu faço baldeação, saiu às 0:57 (eu anotei!). E em vez de gastar 20 minutos até a minha estação, gastou mais de uma hora! Arghhh… Peguei um táxi para completar o trajeto que sempre faço a pé e cheguei em casa às 2:30 da manhã!
No dia seguinte
Ainda com sono e irritada, tentei bancar a esperta. Resolvi sair de casa um pouquinho mais tarde para não esbarrar com os rastros do tufão. Me dei mal! Quase tive um treco quando cheguei à estação e vi aquele mooooooonte de gente. E olha que cheio aqui é cheio mesmo. Aliás, lotado, apertado, intransitável, insuportável! Arghhh…

Conclusão: o tufão tal atrasou minha vida mais um vez. A idéia era chegar às 10:30 no trabalho.

Cheguei ao meio-dia. Arghhh…

Porém, como tudo tem um lado postivo, fico feliz de ter sofrido tão pouco com a passagem dele. Muita gente se atrasou, perdeu vôo, mas isso é nada perto de quem ficou ferido ou morreu.
O estrago de um tufão é bem menor do que o de um terremoto, mas existe. Foram dois mortos e pelo menos 60 feridos : (
Anúncios

12 Respostas para “No olho do tufão

  1. Sildelane V. M.

    Já aconteceu comigo essas esperas tbm só que em ônibus..mas não foi um tufão q passou aqui nem perigo disso. o q passou mesmo foi a prefeitura com seu bueiros lotados de lixo e com a feliz contribuição de gente mal-educada q seja as ruas graças a eles a cidade ilhada com umas chuvinhas de nda e transito parado só cheguei com 4 horas depois no meu destino>< "Meu Brasil é assim"

  2. Comigo aconteceu um atraso de mais 3 horas no Rio pq a linha vermelha tava interditada por causa de tiroteios de policia com traficantes… era pra chegar em BH as 18~19hrs… chegamos as 22 e pouco… =(
    E recentemente por causa desse caos aéreo uma viagem de avião BH-Rio que demora em torno de 45min, demorou mais de 3 horas (3 na ida e 3 na volta…), gastei mais tempo dentro dos aeroportos do que dentro do avião e na propria cidade do Rio… bizarro…XD

  3. O blog é muito legal. Mas acho que deveria ser atualizado mais freqüentemente, tipo dez vezes ao dia. =P
    É legal mesmo. =)

  4. Fernando Uchiyama

    Nossa, q dó em Karina!!

    Lá na empresa onde trabalho, no dia do Tufão, saímos mais cedo (6 da tarde – geralmente paramos lá pelas 23:30) porque sabíamos que ele iria estar bem em cima do nosso côco depois das 7 da noite.

    No outro dia acabei achando que foi exagero, pq o tufão ficou mais forte só de madrugada, mas depois de lêr a sua história ví que não foi tão exagero assim!!!

    Gambatê! Isto é só mais uma boa história que você vai ter pra contar!

  5. Esse é um dos problemas de se depender de trem .Quando dá esses taifu,ferra todo mundo.O pior é que o trem vai mesmo supermegaultra abarrotado de gente.Agora 12 horas de okyo a Nagoya foi o fim da picada…

  6. Ola! Eu e minha esposa achamos seu blog por acaso e gostamos muito do que lemos aqui. Semanalmente passamos pra ver se voce atualizou-o ou nao hehehe. Estamos morando no Japao ha mais ou menos 8 meses apenas, e e nossa primeira vez ao arquipelago. Gostariamos de saber qual e sua profissao aqui e voce tem orkut ou msn? Obrigado.

    Daniel Keiniti
    senngyr@hotmail.com

  7. Acho interessante como você dá a volta por cima daquilo que corre mal e racionaliza sobre o assunto.
    Será já uma característica japonesa, adquirida pela permanência aí?

  8. Sildelane V. M.

    Oie Karina ;] Eu de novo. Percebi que vc colocou meu blog “Vestindo Purpura” na seleção dos “Amigos do Meu Japão” \o\ primeiro de tudo agradeço muito pela lembrança ^^ Mas queria pedir se for possivel atualizar com o link do meu outro blog o http://sintonizandocom.blogspot.com/ pq deletei o vestindo purpura e vou continuar só com o Sintonizando.COM ;]E novamente Muito Obrigada pela atenção o/.bjs

  9. É, esse tufão deu mais trabalho que de costume.
    Aqui também tivemos o programa completo: trens parados, rios ameaçando transbordar, acidentes com placas voadoras, etc.

    Fico contente em saber que, apesar dos atrasos, está tudo bem! 😉

  10. nossa… que coisa mais chata!!! ainda bem que vc não “viu” o tufão… mas só os efeitos dele já dão raiva em qualquer um… beijos

  11. PARA SILDELAINE
    eh ne… aqui a gente nao pode reclamar dos servicos publicos. eh so a natureza que dez vez em quando ataca com terremotos, vulcoes, tufoes e por aih vai 😦

    PARA SAMIR
    nossa… imagino. aqui so atrasa em caso de tufao, terremoto ou, acredite, suicidio. fora isso, se ta marcado 10:03 eh 10:03 e ponto final! impressionante…

    PARA MARCELO
    ola! bem-vindo ao meu japao! que bom que voce gostou. e vou pensar na sua sugestao. atualizar 10 vezes por dia! humm… eu adoraria! mas 4 vezes por semana ta bom ne 😛

    PARA FERNANDO
    pois eh… quem foi esperto voltou pra casa cedo. foi bobeira minha mesmo m(_ _)m

    PARA KURATI
    pois eh. 12 horas! eu simplesmente passei o dia na estacao de shinagawa… mas passei raiva mesmo foi nessa quinta-feira. arghhh!

    PARA ANONIMO/DANIEL
    bem-vindos ao meu japao! bom saber que voce e sua esposa gostaram 🙂 podem voltar 4 vezes por semana, viu. eu atualizo sempre! ah, eu sou jornalista. nao uso orkut, mas a gente pode conversar por e-mail se voces quiserem. anotem aih karinajapao@hotmail.com

    PARA AFI
    seus comentarios sempre me deixam lisonjeada! acho legal o seu ponto de vista. voce presta atencao em tudo ne! brigadissima! mas nao sei responder sua pergunta… serah?? tenho que refletir sobre isso 😛

    PARA SILDELANE
    ok! vou atualizar sim 🙂

    PARA PAULO
    placas voadoras?? que medo!!

    PARA MERCIA
    eh ne. eu vi um pouco. o trem teve de parar no caminho e dava pra sentir a forca do vento e ver a chuva forte pela janela… imagino se tivesse na rua. acho que nao da pra ficar de pe! cruzes!

    bjinhos PARA TODOS 🙂

  12. Olá!
    O meu nome é Rosário e contrariamente aos teus visitantes, sou portuguesa, estou a caminho de ir viver para o japão e blogs como o teu são optimos e super divertidos.
    Obrigada pelo excelente trabalho!
    Qualquer coisa podes visitar-me em:
    terradosolnascente.blogspot.com

    Abraços para toda esta comunidade de brasileiros que de certeza me vão fazer sentir em casa quando estiver por aí! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s