O “kafunshô” me pegou?

kafunshoEu acho que não, mas o gatinho diz que sim e não quero ir ao médico para saber quem está certo.

Kafunshoo 花粉症 não é um bicho. É uma alergia a certos pólens, típica do Japão. Geralmente, os estrangeiros levam alguns anos para se tornarem vítimas também.

Dizem que 1 a cada 6 japoneses sofre com a tal alergia!

E que ela teve um aumento assustador depois da Segunda Guerra Mundial porque “os bosques de cedros (grande parte queimada durante a Segunda Guerra) foram replantados e quando alcançaram a fase adulta, passaram a liberar no ar uma quantidade maior de pólen”.

O problema é que para as vítimas de primeira viagem, os sintomas podem ser confundidos com um simples resfriado. Dor de cabeça, coriza, garganta meio esquisita e por aí vai.

kafunsho-oculos

Só sei que não quero acreditar que virei alérgica a estes pólens porque os sintomas costumam se agravar e muitas pessoas mal conseguem sair de casa!

O gatinho é um dos milhões de japoneses que, nesta época do ano (final de inverno/início de primavera), não páram de espirrar, sentem coceira na garganta e nos olhos e sofrem com a coriza. E tem gente que ainda fica com o nariz entupido!

Detalhe: a propagação do pólen recebe atenção especial da mídia japonesa e tem até previsão de quantidade, direção, data, assim como chuva, neve ou florãção das cerejeiras (veja um mapa ilustrativo abaixo).

kafunsho-previsaoc2b41

E, claro, no país da tecnologia, existe um arsenal anti-kafunshoo! Máscara, óculos, spray, pomada, chá para gargarejo, adesivo para a pele, bala e tudo mais. Veja alguns produtos aqui.

Para saber mais sobre o kafunshoo (ler não tem perigo!), clique aqui e aqui.

Aaaaaatchim!

8 Respostas para “O “kafunshô” me pegou?

  1. não é legal achar isso engraçado, mas pra nós, brasileiros, é um pouco.
    melhoooooras!!

  2. haha q coincidencia, karina, mas estava pensando nisso hoje pq eu tb nunca tive problema com o kafunshoo soh q essa semana eu espirrei um monte! comecei porque estou me mudando e sou alergica a po e estava limpando umas coisas aqui. mas depois durante a semana no trabalho tb estava espirrando um pouco… so que aih esses dias, meu nariz sangrou bem pouquinho. em algumas pessoas isso acontece tb por causa do kafunshoo, ne?! aaaai, sera q virei alergica?? haha espero que nao!

  3. Karina, eu sei como é ter kafunshoo pois eu sofro deste mal há quatro anos seguidos. Têm dias que eu tenho vontade de arrancar o nariz fora de tanto que incomoda de tanta coceira.
    E os olhos então?! Detesto ter que usar máscara, mas este ano não tive como não usar, senão eu iria morrer de tanto espirrar.
    Exageros a parte, estimo melhoras!!

  4. aiaaiai achinnnn … em ninhongo eh com ch ehehe, nem sei se dou risada ou se espirro, to bem mallll, passa passa …. passa mais um chishu q esse kafunshou me pegou de jeito! É o terceiro ano e foi a primeira vez que fui ao medico por causa dessa alergia que nao me deixa! Como sou relapsa com remedios, ja viu neh …nao adianta muita coisa… comprimidos q esqueco de tomar na hora certa, colirio soh quando coça os olhos, remedio para o nariz soh qdo entope e mascara soh qdo saio ao ar livre… ou seja, o kanfusho me venceu! to acabada!
    Estimo as melhoras pra ti! E pra todos nós!
    bjcass

  5. Olá Karina, kafusho é um problema… Quando estive aí nunca apresentei sintomas, porém conheci gente que sofre a beça nesta época do ano. Melhoras pra vc! 😛

  6. Primavera no Nihon! (Hisashiburi!!!) …. Todas as estações sao lindas … mas os parques, as ruas na primavera…nao tem palavras pra descrever!!! Graças a Deus o kafunshoo nao me pegou enquanto eu estava ai!
    Saudades Kariiina, e espero que vc nao tenha pego nao!!!

  7. Karina, vc não é alérgica ao Japão, tampouco ao cafun!

  8. Um amigo meu me falou desse tipo de alergia, na hora, eu confundi com algo tipo rinite, mas agora eu entendo que deve ser pior, pois irrita os olhos tbm..poxa vida, espero que quando eu for ao Japão, não seja mais uma vítima desse problema, pois tenho alergia a muitas coisas..bjs Karina, adoro seu blog!!! 😉

Deixe um comentário

