Meu gatinho japonês-japonês

ts3805871Muita gente me pergunta:

_ Seu namorado é japonês, né? Mas é “japonês-japonês”, “japonês mesmo”?

Parece uma pergunta maluca, mas na comunidade brasileira do Japão é comum. Afinal, além do “japonês-japonês” ou “japonês-mesmo”, como o povo diz, existem o “japonês-brasileiro” e o “japonês-naturalizado”.

O “japonês-brasileiro” pode ser descendente de japoneses nascido no Brasil (japonês por fora, mas brasileiro por dentro) ou um japonês que fala português, já morou no Brasil ou simplesmente está muito familiarizado à cultura brasileira (sim, eles existem!)

Pois o meu gatinho é “japonês-japonês”, “japonês-mesmo”! Hihihi…

Ele não fala português, nunca teve amigos brasileiros, nunca esteve na América Latina e antes de me conhecer sabia apenas que o Brasil era o país do futebol, do samba e das passistas seminuas no Carnaval do Rio de Janeiro.

Isso foi há 10 9 meses. Hoje, ele conhece e adora churrasco, sabe que as brasileiras (com exceção das mulheres-frutas e Nanas Gouvêas da vida) não fazem topless na praia e entende meia-dúzia de palavras em português.

Outro dia, falando com um amigo pelo celular, encerrei com “beijo, tchau”. O gatinho, que estava ao lado, entendeu e repetiu (*^_^*)

Ops, ele também já era fã da “A-do-ri-a-na-ri-ma” (SAP: Adriana Lima), angel brasileira da Victoria’s Secret.

ps: desenho do gatinho, feito pelo brasileiro Wellington Camargo, da cidade de Oizumi/Gunma.

22 Respostas para “Meu gatinho japonês-japonês

  1. loiraturbinada

    gostei muito da sua historia e do seu jeito de escrever! eu também namoro com um brasileiro já há 2 anos sem ser ‘brasileira-mesmo’ e me apaixonei pela cultura e a língua de vocês!

    o meu blog de sátira e: http://loiraturbinada.wordpress.com
    se quiser dar uma olhada.

  2. na fabrica onde trabalho tem alguns chefes japoneses que aprendem palavras em portugues! eu acho divertido quando algum deles me surpreende com um “bom dia” ou tb qdo um outro chama os outros de “doida” hahaha

    mas o mais divertido eh uma tiazinha q trabalha na minha secao e sei la eu quem ensinou a ela falar tarado, tarada, taradao, taradona haha e aih as vezes de brincadeira falo: oi, taradona. e ela fala: taradona djanai (vixi, como escreve isso? haha)… taradinha! ela completa hahaha

  3. Ola Karina. Sei que vc já havia postado uma foto sua com o Akira, sentados nas costas de um elefante na Tailândia. Mas desta vez vc resolveu postar uma ilustração dele, apresentando o famoso “gatinho”, tão comentado aqui. Bom, eu tive a sorte de conhecer o Akira na festa de meu aniversário. Mas creio que agora vc está matando a curiosidade de muitos, que não tiveram a sorte de conhecê-lo.
    Parabéns, e muitas felicidades pr’ocêis!!! Êta casalzinho lindo!!!

  4. Karina-san e o idioma oficial do casal, qual é? 😉

  5. MARCIA,
    a gente se comunica em japonês-japonês! hihihi… ele não fala inglês, só japonês mesmo! no começo, ele me ligava e a ligação durava, juro, menos de 2 minutos! isso porque eu não dava conta de prosseguir a conversa . hahaha…

    mas, hoje, a gente fica até 1 hora no telefone! mas, claro, ele tem paciência comigo né. meu japonês ainda não é uma brastemp :p

  6. madoka otsuka

    Estou com o Juvenal, já que você mesma comenta tanto do gatinho japonês, mais do que nunca, nós leitores, gostaríamos de conhecê-lo, de preferência com foto hehehehehe… ou ele exige anonimato heim! rs
    ps. a caricatura do Wellington, é muito boa, ele cobra por elas….
    sayonara
    madoka

  7. Hehehehe que legal!

    Na época que morei aí, tinha uma garota que começou a namorar um japonês, mas ela não falava absolutamente nada de japonês e claro, ele não falava português. Não sei como aquele namoro vingava hehehehe

  8. Tem certeza que ele é Japonês-japonês!?

    É garantido!?

    Ele pode ser um chinês que fala japonês,ou um coreano ,quem sabe talvez mongol!?

    O yokozuna Asashioryu é mongol e não dá pra ver a diferença!!

    Lembrei daquela propaganda,o japonês chegava no final e falava:

    -la garantia soy yo!!

    WHUQhwuAHUuwhUAHuwhauwhaU!!!

    Que maldade!!

    Bom o meu pai é japonês ,a minha mãe é filha de japoneses quer dizer ,a única coisa que me difere deste pessoal daqui é que nasci na periferia de São Paulo!!(O que muda muita coisa!)

    Mas se ele namora com você,com certeza é um carinha gente boa!

    Bjs!!

  9. Você esqueceu de mencionar o “brasileiro puro” que o povo daqui usa tbm…hahahaha. Sempre me perguntam isso: “vc é brasileiro puro?” hahaha…acho cômico! Igual esse negócio de “japonês-japonês”…e precisa disso? Não bastava dizer “japonês” ou “brasileiro”? Já imaginou um narrador de futebol narrar: entra em campo o time japonês-japonês!!!!! …ou ainda, o ator japonês-japonês-naturalizado brasileiro…hahahaha…já imaginou que confusão?! Eu prefiro usar como se usa no Brasil: Você é japonês ou brasileiro?…se o cara é puro ou não, isso não me vem ao caso! hahahaha… aliás, eu respondo o que? Sou brasileiro-brasileiro-não japonês-japonês-puro-mas não puro?!?

  10. O “japonês-japonês” também escuto muito por aqui! hahaha Principalmente quando falo que meu irmão casou com uma japonesa. “Uma japonesa do Japão?”. Há muito que essa frase deixou de ser pleonasmo, né?

    Beijoss

    Ps: Sobre eu n ter ligado que vc criticou a beleza do Kimura, é pq eu estou me acostumando com o desdém das fãs da Johnnys aqui no Brasil…Elas apelidaram o SMAP carinhosamente de Dinossauros! Tadinhos!

  11. KARINA e CARUSO,
    é verdade! tem ainda o “japonês do japão” e o “brasileiro puro”! hahahaha…

    JACKINBLACK,
    ele é japonês-japonês sim! japonês-mesmo! japonês do japão! hahahaha…

    depois de um tempo aqui a gente aprende a diferenciar chinês/coreano/japonês né. aliás, esse já foi um dos meus passatempos dentro do trem em tóquio!

    MARCIA,
    tem o lado positivo: o casal não briga (por falta de vocabulário)! hahahaha…

    MADOKA,
    tem foto dele no post da tailândia :p
    o wellington cobra sim, é o trabalho dele. mas não é caro: 1 mil ienes ; )

    JUVENAL,
    adorei o “êta casalzinho lindo”! brigadíssima (^o^)/

    JULIANE,
    é legal ver que eles têm interesse né! acho o maior barato!

    LOIRATURBINADA,
    e você é de onde? conta pra gente (^_^)v

    bjos PARA TODOS!

  12. Ola Karina, estou amando seu blog, sou fascinada pela cultura japonesa, inclusive meu maior idolo no esporte é um japonês..lindíssimo por sinal, rsrs… bem, mas antes de ler seu blog sempre acreditei (li em outros bloggs) que os homens japoneses não curtem mulheres ocidentais, então ficava triste pois acho alguns muito atraentes, enfim, era o que eu sempre lia a respeito. continue postando sobre o Japão, vou ficar daqui lendo e adorando..bjs! felicidades ao casal, rs!!

  13. ahhh, meu idolo é Hiroyuki Tomita… amoooo, rsrs

  14. Cris (carioca)

    Oi Karina,

    Acho muito bom o seu blog! Há algum tempo venho acompanhando o que vc escreve , mas é a primeira vez que comento…Acho muito interessante tudo o que é postado sobre o Japão e sua vida aí! Eu estive no Japão em 2007 e agora em Junho irei novamente. Me encantou o país e tudo que vi. Claro que viver é diferente de “ser turista”. Por enquanto, estou na categoria de turista (risos….)
    Meu namorado tb é japonês-japonês (rs…), e as vezes tb me perguntam isso! E claro que muitas outras coisas que as pessoas tem curiosidade em saber….Enfim, resolvi só deixar essa mensagem pra dizer que adoro o seu blog! Parabéns!

    Cris

  15. Ah, eu queria um gatinho japonês-japonês, brasileiro-japonês ou japonês-brasileiro, qualquer um servia, desde que fosse gatinho também. 😛

    Eu sempre tive essa curiosidade quando você falava dele, mas não ia perguntar, né?

    Abraço

  16. (esqueci de comentar)

    Não vai achar que eu sou “fuçona”, é que eu mudo muito de nick, mas acompanho seu blog desde que começou com o “Meu Japão” lá no blogspot…

  17. Karina
    Sei das difilculdades da língua, meu ex-marido não tem nenhuma descendência japonesa, mas aprendeu rapidamente a língua japonesa, por que será que os não-descendentes aprendem mais do que os próprios descendentes?
    Agora, resolvi namorar um que só fala inglês, eu estou adorando aprender inglês e não me interesso em aprender mais japonês. Acho que se esse país só falasse inglês, nossa! já pensou? como os brasileiros ficariam poliglotas sem nem verem.
    Adoro o seu blog e acompanho de vez em quando. Tem boas informações!

  18. Karina, agora eu mandei foto nova do casal pra vc. Tem que postar aqui pra matar a curiosidade do povo. Hahaha! Bjos, miga “:)

  19. maita reis lima

    oi ka,

    adorei seu blog, tem curiosidades super interessantes. espero q vc seja muito feliz na Austrália. aguardamos vc aki no Brasil.
    bjim

  20. juliana reis

    parabéns p vc!!! nesta data querida…
    tudo q vc deseja e mais o q vc mereça seja concebido..não só hj, mais sempre em sua vida!!!
    estamos c saudades…bjus
    ju,deco,maita e rafaela
    12/05/2009
    brasil

  21. Oi Karina,me encantei com a sua visao sobre a cultura japonesa,voce possui muita sensibilidade no que se diz respeito a verdade do atual Japao. Vivo aqui por 20 anos,metade da minha vida…nao faca as contas (rs)!Adoro e nao adoro,jamais vou deixar de sentir saudades do Brasil,claro,mas as vezes,me pergunto: -Do que sentiria falta do Japao alem das coisas materiais?… Se voce tiver oportunidade de ler Amy Tan,que tal “OS CEM SENTIDOS SECRETOS”?,eh de uma autora filha de chineses,nascida nos Estados Unidos. Este foi o livro q me fez ter uma visao psicologica do que eh ser filha de asiaticos nascida em paises ocidentais,no meu caso,filha de japoneses( de okinawa)nascida no Brasil,o velho choque de culturas,a falta de uma comunicacao aberta com os pais,enfim,eh um livro muito interessante para quem tem interesse em culturas orientais.Jah li todos dela,e confesso,tirei a espinha cravada que estava na alma… Muita sorte pra vc nessa aventura em terras niponicas!bjs!

  22. POXA QUERO MUITO UM GATINHO JAPONES, JA NAMOREI ALGUNS, MAS NAO DEU CERTO…

Deixe um comentário

