Seja um “cliente ecológico” você também!

ecobagAs sacolas ecológicas ou eco bags estão em alta por aqui – e imagino que no mundo inteiro – mas confesso que demorei para aderir à moda m(_ _)m

Nunca me lembrava de levar a minha sacola ao supermercado, muito menos à loja de conveniência, e acabava acumulando dezenas de sacolas de plástico aqui em casa.

Detalhe: no Japão, não podemos aproveitar as sacolas de supermercado para jogar o lixo. Tem o saco de lixo próprio! Mas isso é assunto para outro post…

Portanto, imaginem o desperdício e o estrago ao meio ambiente, considerando que vou ao supermercado quase todos os dias!

Comecei a me comover com um comercial de TV, que eu acho o máximo. A mocinha vai à loja de conveniência. Compra um suco chá de caixinha e na hora de pagar, ela e o atendente ficam tentando tomar coragem para falar um com o outro.

Mas o assunto não é paquera! É a sacola!

Ela pensa: “será que ele não vai perguntar se precisa de sacola?” Ele pensa: “será que precisa? Será que eu pergunto?” E no final da história, ela diz: “não precisa de sacola!” E eles vivem felizes para sempre (^o^)/

É bobinho, mas é real! Me senti na pele da mocinha porque já cansei de ficar arrependida de não ter falado a frase mágica para o mocinho do caixa: “não precisa de sacola!”

Mas virei uma “cliente ecológica” de vez, quatro ou cinco dias atrás! O que me comoveu mais ainda foi uma espécie de cartão de fidelidade do supermercado que eu frequento.

Comprei um vidrinho de vitamina e ganhei o tal cartão com dois carimbos em forma de árvores, simplesmente, porque eu disse o quê? Que não precisava de sacola!

Isso me deixou mais empolgada e, desde então, passei a fazer compras com uma sacola de tecido que ganhei de outra loja. E o meu cartão já está quase cheio de árvores verdinhas! Mais algumas idas ao supermercado e terei desconto nas compras!

Nem é o desconto que me deixa feliz. É o fato de eu, finalmente, ter tomado juízo e começado a ser mais cuidadosa com o nosso planeta. E vocês, leitores do Meu Japão, já passaram a usar a sacola ecológica?

16 Respostas para “Seja um “cliente ecológico” você também!

  1. あら、あら。。。いままで?。。。
    É de verdade? ou é primeiro de abril????
    Normalmente estou de mochila, quando vejo que as compras cabem, dispenso as sacolas plásticas. E os/as atendentes agradecem o não uso das sacolas, o mesmo para os “hashis” quando compramos algum complemento para refeição, quando dizemos que não precisamos deles, agradecem também.
    emendando, deveria escrever no outro post, mas vai aqui mesmo. Quer ver como você vai usar mais japonês que inglês na Austrália?, tá cheio de japonês por la…

  2. 林田、
    é tudo verdade! apesar de hoje ser 1 de abril:p
    bom saber que você também é um cliente ecológico! eu também vivo dispensando a colherzinha de iogurte!
    e quanto à austrália, também é verdade: tá cheio de japonês lá. e de brasileiro também! (@_@)
    vou ter que fingir que sou francesa, russa, árabe, sei lá. sorry, I dont speak portuguese! sorry, I dont speak japanese! hahaha…

  3. Putz MEU!!!

    Me vê dois pastel e um chopps!!!

    WuawuauwuaUAHWUaHWUAHauhUWa!!!

    Pô Karina,eu sou paulistano!!!

    Voltando ao assunto,eu ainda não aderi à moda eco-bag,até porque aqui em Yokohama,posso utilizar as sacolas plásticas para jogar o lixo.

    Agora o lixo eu separo direitinho!!Até as caixinhas de leite eu dou uma lavadinha antes de mandar para a reciclagem!(clap!clap!clap!)

    Bjs ecológicos!!!

  4. Tenho duas sacolas ecologicas!
    1 eu comprei e outra ganhei de brinde (um bom tempo depois). As vezes também esqueço de levar a sacola ao mercado.
    Mas antes de ter a sacolas já era adepta ou movimento de evitar acumular sacolas plasticas em casa. Quando compro coisas pequenas como: remedios, maquiagens, etc… dispenso a sacola e coloco direto na minha bolsa.

    Mas já passei 2 situações constrangedoras com as sacolas. Uma foi de ir ao mercado e não ter notado que a sacola estava muito suja (da compra anterior) e outra foi quando a atendente foi guardar as compras descobriu dentro da sacola uma esponja nva ( aindan no plastico e etiqueta de preço daquela loja).
    Não estava roubando a esponja, tinha comprado ela junto com outros produtos naquela manhã e quando tirei os produtos da sacola, esqueci de tirar a esponja.
    Resultando na situação constrangedora da atendente retirar a esponja da sacola e me perguntar se tinha pego aquilo. Logico que expliquei o que aconteceu e ela entendeu, mas ficou a lembrança chata das pessoas no mercado me olhando e julgando.
    hahaha, mas um mico pequeno em nome de um mundo mais ecologicamente correto!

    Bjs

    Ps: Karina vc poderia indicar uns links de revistas online ou sites do japão sobre decoração?
    Meu marido e eu pretendemos comprar um apartamento pequeno (por ser mais barato e ter menos coisas para limpar) e quem melhor que os japoneses para conseguir imobiliar e decorar ambiente pequenos que os japoneses? acho que posso conseguir umas boas dicas.

  5. Eu tenho duas: uma que ganhei na finada revista “Real Simple Japan” (e uso até hoje) e uma maiorzinha que comprei de souvenir em um show… Elas me ajudam na hora do aperto, mesmo indo em uma conveniencia.
    Antes eu tambem ficava meio com vergonha em dizer que nao precisava de sacola. Hoje….
    Ah, se cuida lá na Australia!!!

  6. Que comercial fofo! Hehe, adorei!

    Eu acho muito legal esse assunto, aqui no Brasil a moda ainda tá no comecinho, mas seria uma boa se as pessoas fizessem o mesmo aqui, de usar os cartõezinhos com os carimbos e depois o desconto. Mas aqui estão mais é querendo faturar vendendo bolsas ecológicas. 😛

  7. Eu estou tentando mas ainda é meio complicado. Sempre levo minha sacolinha no sacloão, mas as vezes compro coisas de mais e preciso de uma ajuda das de plástico 🙂

    E laém do mais, você sabe que aqui nós as usamos para colocar lixo da cozinha, então preciso delas né?

    E eu cheguei a pagar pela sacolinha em algum mercado que fui aí, mas acho que foi em Sapporo.

  8. 袋は言いです!
    será que está certo? hehe
    Bom… como eu ando muito de carro e as vezes preciso da sacola para não espalhar o lixo por todos os lados, pego a sacola as vezes. Mas eu vou ao combini (loja de conveniência) pelo menos 3 vezes ao dia para usar o banheiro e comprar uma garrafinha de Volvic (água) e digo a tal frase ecologicamente correta.

    Tenho uma sacola ecológica que ganhei no show do gilberto gil… com propaganda do centrair… vou usá-la hehehe…

    Vou no supermercado umas 2 vezes ao mês, e o que compro geralmente levo na mão hahahahaha…

  9. Assino em baixo do que o Clover escreveu. Os Carrefours, Pães de Açúcar e Mambos da vida adoram falar de ecologia, desde que não sejam eles a pagarem a conta.

    O que mais me irrita é quando vou no Carrefour – “ajude-nos a diminuir o consumo de sacolas de plástico”. Ora essa, ajudo o Carrefour se o Carrefour me der a sacola ecológica de presente! Mesmo porque as sacolas de plástico já tão embutidas no preço dos produtos – talvez até mesmo no preço da própria “sacola ecológica”.

    No mais, é meu primeiro comentário neste belo blog. Boa sorte na Austrália!

  10. Ah, eu moro no Rio de Janeiro e há dois anos uso Eco-bags. Tenho uma eco-bag oficial (que ganhei de brinde da empresa em que meu noivo trabalha), uma bolsa de pano que a minha concunhada fez para mim e uma outra sacola de lona que ganhei de brinde em um evento. As três comportam toda a minha compra semanal, ainda que tenha que colocar mais coisas do que colocaria numa sacola de plástico. Também uso os sacos de mercado para colocar o lixo, mas em 1 ano juntei saco suficiente para o resto da minha vida!
    Quando compro frutas e legumes, também dispenso o saco transparente em que costumava embalá-las. Eu vou lavar antes de comer mesmo! Só não faço isso com uva e com alface, para garantir a integridade física dos dois.
    Sobre os mercados: a Sendas disponibiliza caixas de papelão para quem quiser levá-las no lugar do plástico, pois demoram menos a se decompor, e ainda aceita devolução de sacolas usadas da loja.
    Beijos.

  11. Maninha aqui, Franca e Alemanha, nao se da sacola nos mercados, entao, depois de esbandalhar com três bolsas ao tentar meter todas as compras dentro, tive de aderir a tal sacola ecologica. Tenho varias pl casa e dentro de cada bolsa

  12. Infelizmente no Brasil, essa moda ainda não pegou..aqui em casa msm, muitas vezes, eu dispenso as sacolinhas de supermercado, mas ai minhamãe reclama por que gosta de usar pra colocar lixo, eu reclamo, mas não adianta. Eu faço a minha parte, mas muita gente não quer msm aderir a eco-bags. Procuro sempre separar o lixo por que tem aquelas pessoas que andam nas ruas catando latinhas, papelão, e outras coisas recicláveis, então eu não misturo o lixo, deixo já separado, então essas pessoas passam e levam, mas poucos fazem isso no Brasil, percebo bem isso, infelizmente 😦

  13. oi Karina
    Gostei desse post, porque quando fui no Ito Yokado, eu tinha levado a sacola, ~então não precisei de sacola plástica. A caixa me deu um cartão de pontos, disse que se conseguir preencher ganhava 100 ien, ok.
    Depois, no outro dia, não levei sacola, entreguei o cartão p/carimbar e não ganhei sacola. Então eu pedi a sacola. Eu descobri com seu blog, que era para quando entregasse aquele cartão, não era para levar sacola do superm. Oh Deus!
    como é duro não entender nihongõ!

  14. apoio totalmente a idéia, inclusive tambem atuo vendendo o produto neste blog:
    http://sacolas-ecologicas.blogspot.com

  15. ola,gostaria de saber se aqui no japao tem fabrica de vidro igual a do brasil ,aonde posso levar meus vidros para vender,tenho 8 toneladas,se souber me da um alo,ok

  16. Caramba.Isso do supermecado nao dar a sacola,comecou primeiro em Toyama,agora sei que
    nao e so aqui.Preciso ler mais o blog meu japao.(Normalmente, se quiser as sacolas os supermecados cobram a taxa de 5 Y por sacola

Deixe um comentário

