Sakura e Koinobori: flores e carpas coloridas

2009_04040052O Japão é abençoado pela natureza sim, ao contrário do que muita gente pensa. Tem terremoto, maremoto, vulcão, mas muitas belezas naturais também.

O sakura é uma delas. Talvez, a minha preferida. Ou seria o Monte Fuji? Ó céus, não sei qual eu amo mais!

2009_04040101

 Não me canso de apreciar a beleza dessa cerejeira, que fica florida durante pouco mais de 1 semana por ano, no finalzinho de março ou início de abril, dependendo da região do país.

É uma delícia passear nos parques lotados de sakura – em Ueno (Tóquio), por exemplo, são 1.000 pés! – ou vê-las pela janela do trem, no quintal do vizinho ou numa avenida qualquer.

Esta é a minha sexta primavera no Japão e eu diria que a sexagésima vez que saio de casa só para ver sakura. Ontem, fui a um parque na cidade de Tatebayashi. Hoje, fui a outro em Oizumi.

 

2009_04040392Em Tatebayashi, aproveitei também o Festival Koinobori, que celebra o Dia dos Meninos com 5.000 carpas de tecido coloridas enfeitando o parque. É o maior festival do país e, consequentemente, do mundo – já que a festa é japonesa. Dizem que está registrado no Livro dos Recordes!

2009_04050291O Dia dos Meninos é em maio, mas este parque de Tatebayashi começa a celebração no dia 25 de março, junto com o festival de sakura. O resultado é uma paisagem ainda mais linda! O Festival Koinobori termina no dia 10 de maio e o das cerejeiras, no dia 12 de abril. Confira o site (em japonês) dos festivais aqui.

 

2009_04050381Não sabe o que é sakura, muito menos koinobori? Então, clique aqui e aqui.

Parêntese: as duas últimas fotos são de Oizumi. As demais, de Tatebayashi. Reparem na plaquinha com tradução em português!

Parêntese 2: ontem o dia estava nublado e apenas 90% das cerejeiras floridas. Imaginem um dia ensolarado com t-o-d-a-s as árvores em flor!

12 Respostas para “Sakura e Koinobori: flores e carpas coloridas

  1. Grande Karina, não fosse o seu blog não lembraria que agora é época de Sakura! Nesse período do ano as árvores de Sakura ficam branquinhas, o sol tem um brilho diferente, as pessoas saem às ruas e parques para contemplar a beleza e fazer piquenique, o aroma é espetacular (pois é primavera) e tudo parece estar alegre. É a reação da natureza depois de um inverno castigante, um exemplo de superação. Enfim, é minha época do ano preferida, ainda mais por ela suceder o inverno! Como eu gostaria de estar aí pra presenciar 😛

  2. Muito bonito realmente. Esse então com 5 mil carpas ao vento vistas de perto deve ser um espetáculo ainda mais bonito! Só vi por foto! Maneiro!

  3. Muito bonito o Hanami, esse ano foi o meu primeiro, curti muito.
    Mas para essa placa ter traducao em portugues imagina o que os brasileiros nao devem aprontar…
    Bjos

  4. lindo demais demais demais…aumentou minha vontade de um dia visitar esse país…eu nunca duvidei que no Japão tivesse coisas lindas, mas quanto mais vemos, mais apreciamos, mesmo que seja por fotos…bjs Karina, e obrigada por trazer um pouco do Japão pra nós brasileiros!!

  5. Ai que lindas *o* Que vontade de ser uma daquelas pessoas sentadas ali em baixo de uma u.u’
    Sakura é com certeza uma de minhas flores preferidas, pena eu morar tão longe delas u.u

  6. um dos meus sonhos é ir ao Japão no festival de sakura… um dia ainda o realizarei! Deve ser muito lindo mesmo!

  7. Que delicia… nossa que colorido, que vida… realmente a primavera está no ar

  8. Com certeza o Hanami é uma das atrações que eu quero ver quando (se) um dia eu for para o Japão!! O outono japonês tb acho tão bonito!!

    Beijoss

  9. Amei conhecer seu cantinho e saber mais sobre este belíssimo país. Voltarei outras vezes.

    Uma linda quarta feira e muita paz em sua vida.
    Smack!

    Edimar Suely

  10. Nossa deve ser muito lindo mesmo tudo isso ai, poxa que lindo vc vive por ai deve ser nuita paz mesmo caminhar num local como esses parabens, muita luz em sua vida e paz tb, bjs no coração e afagos em sua alma, espero sua visita em meu blog ok

  11. QUE LINDOOOO!!!!
    TAMBEM QUERO IR PRO JAPAO, AMO ESSAS ARVORES, ME LEMBREI DO FILME “MEMORIAS DE UMA GUEIXA” EM QUE ELA ESTA EM UM JARDIM BELISSIMO COM VARIAS ASSIM, ALIAS ACABEI DE CHEGAR DE UMA RESTAURANTE JAPONES AQUI EM HONG KONG, E COM CERTEZA VOU CONHECER ASSIM QUE EU TIVER UMA FOLGA….
    AMEI TEU BLOG.
    BOA SORTE NA AUSTRALIA, SEMPRE ME FALAM SUPER BEM A RESPEITO, ALIAS MEU MARIDO EH DE LAH!!!
    BJ

  12. Olá, querida!!! Adorei o seu blog!! Morei no Japão por 5 anos há mais de 12 anos e morro de saudades!! Muito bom ver o lugar que a gente ama! Vou te acompanhar sempre!! Bjssss.

Deixe um comentário

