Missa em japonês

padreOs católicos são minoria no Japão, mas eles existem!

Domingo passado, fui à missa na Igreja Católica de Ota (província de Gunma) e fiquei impressionada com a quantidade de gente. A igreja estava lotada! Eu e muitas outras pessoas tivemos de ficar em pé.

Não consegui me concentrar, pois achei tudo muito diferente: padre japonês, sermão em japonês, beatas japonesas – que usam véu, durante a missa – músicas em japonês, Pai Nosso em japonês…igreja

Havia alguns estrangeiros, especialmente, chineses vietnamitas e latino-americanos. Por isso, o sermão teve tradução em chinês vietnamita e em espanhol. Dá para imaginar?veu

Nessa igreja, também há dias de missa em português e, se não me engano, outros em espanhol, inglês e chinês. Será que existe isso no Brasil?

22 Respostas para “Missa em japonês

  1. Alguma igrejas ortodoxas no Brasil tem missa em japonês, eu acho…

  2. Tem sim, a Hollines (acho que se escreve assim) faz a missa em japonês, e é bem diferente mesmo….

  3. A Hollines é evangélica,faço parte dessa igreja aqui no Japão.

  4. Holiness,é o correto,gomem!

  5. Que bom saber que tem mais mineiro pela Ásia! =)
    Seu coreano tá bem melhor que meu japonês, que se reduz a “arigatô”… haha
    Vou adicionar seu blog na minha lista.
    Abraço!

  6. Maneiríssimo! É interessante mesmo. Agora fiquei realmente mais abismado com a quantidade de gente do que o idioma em si. Mas missa em japonês com tradução para chinês é maneiro mesmo. Português que é bom nada né…tudo bem, o que importa é ter fé (e ficar olhando para os outros para saber a hora de ajoelhar e a hora de levantar e sentar…rs.)! Já imaginou ter que se confessar em japonês?? Trocou uma partícula, seu pecado parecerá maior e a qtd de Ave Maria triplicará! hahaha…

  7. OLA,GOSTARIA DE DIZER QUE ESTA MISSA ESTAVA COM ESTA TRADUÇÃO,QUE NÃO ERA CHINES E SIM VIETINAMITA,POIS CADA DOMINGO DE MANHÃ,ALEM DA LINGUA NATIVA ,CELEBRA -SE TBEM A MISSA EM UMA OUTRA LINGUA,COMO EM PORTUGUES,ESPANHOL,COREANO ,ETC,ETC,ETC.TODOS SERÃO BEM VINDO.TUDO POR JESUS,NADA SEM MARIA.

  8. ROQUE,
    obrigada pela correção! eu fiquei lá discutindo com a minha amiga. ela disse: é chinês! e eu: acho que não, tá estranho. acho que é indonésio. ou será tailandês? no final da contas, a gente chegou à conclusão (errada!) de que era chinês mesmo :p

  9. Oi
    aqui na Alemanha tem várias missas e até igrejas estrangeiras, inclusive evangélicas brasilerias que estão pipocando por aqui.

  10. PAULA,
    nossa, por aqui também tem igreja brasileira em todo canto. católicas nem tanto, mas assembléia de deus e cia, tem um monte!

    CARUSO,
    confessar em japonês? minha nossa senhora! deve ser um perigo :p

    ah! e tem missa em português sim. mas não teve no dia que eu fui : (

    HENRIQUE,
    brigadíssima pela visita! eu já estou de olho na sua coreia ; )

    DENISE, CARLOS E ANA ELISA,
    e será que tem em outras línguas? inglês, italiano, chinês, sei lá… se descobrirem, me contem please (^_^)v

  11. OLA PESSOAL,MUITA PAZ A TODOS.DIANTE DA PERGUNTA SOBRE A EXISTENCIA DE MISSA EM OUTRA LINGUA VOU TENTAR INFORMAR.EM OTA ,NA COMUNIDADE SANTA CLARA,TEMOS MISSA EM JAPONES TODOS OS DOMINGOS AS 09:30 HS,/EM ESPANHOL AOS TERCEIROS SABADOS AS 18:30 HS E TERCEIRO DOMINGO AS 11:00 HS/EM PORTUGUES AOS TERCEIROS DOMINGOS AS 15:30 HS/EM INGLES AOS SEGUNDO DOMINGO AS 14:00 HS E QUARTO DOMINGOS .QUALQUER DUVIDAS ESTAMOS A DISPOSIÇÃO.OBRIGADO.

  12. Pois é, por essas e por outras que o Japão me fascina tanto, creio eu que seja o país mais civilizado do mundo. Achava que igreja católica no Japão nem existisse, e se tivesse era beeeemmm deserta, me enganei então, muito legal esse post! 😉

  13. Oi, Karina, aqui em Londrina, no Paraná, temos a Paróquia Nipo-Brasileira, onde o padre Lino Stahl profere missas em português e japonês. Ele tem ascendência alemã, mas morou anos no Japão e domina o idioma.

  14. Oi , eu moro em Hyogo Ken , sou católica e estou no japão ha 3 meses , e gostaria de saber se tem igrejas católicas nessa regiao , ou proxima ….Desde ja agradeço

  15. MARIA, oi. mil desculpas! nao sei responder a sua pergunta… uma sugestao é pedir informaçao na prefeitura da sua cidade ou na associacao internacional local. deve ter pelo menos uma igreja sim. espero que consiga encontrá-la!

  16. KELLY ALBUQUERQUE KOBAYASHI

    OI KARINA , QUANDO ME CASEI EM 2009 EU TINHA 19 ANOS , HOJE TENHO 20 ANOS , CASEI COM O JAPONES DE MINHA VIDA , SEI QUE ME CASEI E SOU MAE MUITO JOVEM , AGRADEÇO SEMPRE A DEUS POR ISSO NA MINHA VIDA , TENHO 1 FILHINHO QUE E A CARA DO PAI E LINDO , PRETENDO TER OUTRO ANO QUE VEM PARA COMPLETAR A FAMILIA RSRS

    ME CASEI NA IGRAJA CATOLICA AQUI EM SAO PAULO CAPITAL GRAÇAS A DEUS RSRS ……… ONDE SEMPRE MOREI ,DEPOIS DE CASADA ESTOU NO BAIRRO DA LIBERDADE QUE E 1 PEDAÇO DO JAPAO , OS PAIS DE MEU MARIDO SAO JAPONESES ,TIOS,AVOS…. MAS AINDA BEM QUE ELES NAO SAO TAO TRADICIONAIS , POR QUE ME ACEITARAM MUITO BEM DESDE O COMEÇO , VAMOS PARA O JAPAO NA CIDADE DE KYOTO E OSAKA ,PARA VER ALGUNS PARENTES DE MEU MARIDO NO FINAL DE ANO COMO SEMPRE FIZEMOS , E KARINA COMO VC FOI MORAR NO JAPAO SE VC NAO E CASADA AINDA , EU NAO MORO LA POR QUE TEMOS TRABALHO AQUI , QUEM SABE MAS PRA FRENTE. E POR QUE VC NAO PUBLICA CRIANÇAS JAPONESAS E CASAMENTOS DE LA TBM SERIA LEGAL . RESPONDE BJUX KELLY

  17. Sim… o normal e correto é que se use o véu na Missa… diferente é o oposto!
    Esta mudança aconteceu depois de 1969, mas muitas Igrejas ainda tem este costume… eu sou brasileira, moro no Brasil e uso o véu e nasci exatamente no ano em que ele começava a ser abolido (1969).
    É um costume santo, onde a interiorização é maior visto a introspecção do véu!

    Fiquemos com Deus.

  18. Que saudades dessa linda igreja, onde fiquei 5 anos dando catecismo…

  19. Onde fica a igreja catolica de ota gostaria muito de saber,se alguem souber onegai me mande um e-mail. arigatou

  20. Ola ANA ,Paz e Bençãos a voce e familia.a igreja católica de ota fica proxima a estação de ota ,saida norte.gunma-ken , ota shi , higashi honcho 46-20 T-373-0026 telefone 0276-2890 .caso não consiga localizar ,anote ai um telefone para informação em portugues, 090-84338302.DEUS TE ABENÇOE.

  21. Luciano Beserra

    Paz e bem irmãos, preciso de alguns hinos católicos em japonês para cantar com meus catequisandos. Não sou japonês e nem tenho descendentes, mas quero mostrar aos meus ‘filhinhos’ a universalidade da nossa Igreja e a necessidade de Louvar a Deus em qual quer que seja a língua. Se puder envie ao meu e-mail: tiago_roqro@hotmail.com. Desde já agradeço.

  22. boa noite
    adorei seu blog,parabéns!Moro no Japão faz 22 anos e tenho procurado igrejas com missas em portugês e também igrejas que sejam frequentadas
    por brasileiros,moro em yokohama-shi,Totsuka-ku,Harajuku-cho,muito obrigado

Deixe um comentário

