Crise: festivais de fogos de artifício cancelados!

kobehanabi

Eu não acho graça, mas os japoneses a-d-o-r-a-m os festivais de fogos de artifício, chamados por aqui de Hanabi Taikai (花火大会).

São inúmeros realizados em todo o país e eles atraem multidões no verão.

É por isso que tem muita gente triste, especialmente os comerciantes que lucram com estes festivais. Neste ano, muitos foram cancelados por causa da crise financeira mundial.

Até o da minha pequena cidade, Ota (Gunma), foi. Soube que as prefeituras têm verba sim, mas precisam da ajuda de patrocinadores e eles, simplesmente, sumiram. Por falta de dinheiro, claro.

O jornal Asahi falou sobre isso recentemente. Leiam (em inglês) aqui.

ps: a foto maravilhosa é do Festival de Kobe. O vídeo é do Festival do Rio Sumida, em Tóquio. São lindos sim, mas eu prefiro os festivais que têm mais “cara de Japão”. Fogos de artifício eu vejo no Reveillon do Brasil :p

8 Respostas para “Crise: festivais de fogos de artifício cancelados!

  1. Aqui em Shizuoka-ken tá tendo normalmente, alias, pelo menos já teve um (e fui) aqui.
    Não era o mais “cheio” de fogos, mas fazer o que, era o que deu pra ir, hehe =)
    Mas quanto aos fogos do Brasil, e daqui, creio que aqui seja diferente dos que soltam no Brasil, apesar de não curtir tanto assim, achei o daqui mais bonito.

    Abraços

  2. É bem curioso esses festivais =Ô.ô= fico imaginando o barulho que deve ser, tenho pena dos cachorrinhos das cidades rsrs =^;^”=

  3. O legal é que não é apenas no final do ano que isso acontece. Aqui se vc não está no rio no reveillon não ve lá muita coisa ……..bjs

  4. Oi Karina. Fui uma vez ao festival do rio Sumida. Achei bacana o fato dos fogos terem cores variadas e serem sincronizados para formar desenhos no céu. É um show bem técnico, eles tentam fazer coisas legais com os fogos. No que eu fui, o número estimado de pessoas foi de 1 milhão! Os japoneses fazem piquenique na beira do rio e assistem comportadamente ao show de fogos. Maior muvuca na hora de voltar pra casa. 😛

  5. mas olha… semana que vem vai ter um aqui tb. Vou lá ver se gosto eu nao!

  6. Eu tb não acho muitas graças em fogos de artíficios…Talvez porque nunca deu realmente pra ver muita coisa ao vivo aqui em casa durante a virada de ano, e os televisionados perdem a graça =P!
    Mas eu acho fofo o costume dos japoneses de usarem yukatas pra assistir ao hanabi!
    Que pena que eles cancelaram este ano =/ …A coisa tá mesmo punk!!

    Beijoss

  7. Ola Karina como vai? Voce que e ligada em cultura japosa se tiver um tempo baixe e teste esse iso vai faciltar a vida pra quem quer aprender mais sobre o Japao e lingua voce e muitos outros estao incluidos nos bookmarks.https://sourceforge.net/projects/sansei/files/sansei/Sansei-beta1.iso aqui um clip http://www.youtube.com/user/sanseilinux#play/all/uploads-all/1/6XYTG4Aaryo

  8. SANSEI,
    obrigada. vou dar uma olhada ; )

    KARINA,
    eu também adoro o costume de usar yukata. e neste ano, acho que vou usar! ah, mas os festivais não foram todos cancelados. só alguns ; )

    CIÇA,
    nossa, o povo aí também gosta? vou lá no seu blog bisbilhotar :p

    JULIANO,
    eu me lembro dessa história! e imagino a muvuca que você enfrentou. acho que esse é o festival mais concorrido de tóquio né. hihihi…

    BIANCA,
    eu me contento com 2 minutinhos de fogos. imagina ficar meia hora, 40 minutos olhando pra cima. cansa! hihihi…

    TAATYC,
    é verdade! um barulhão! os cachorrinhos devem ficar assustados. hihihi…

    ICK,
    parece que os do japão são mais bonitos mesmo. e têm muito mais fogos. mas ainda prefiro os outros festivais típicos japoneses.

    ah, em shizuoka, sei que foi cancelado o de fukuroi.

    bjos PARA TODOS (^_^)v

Deixe um comentário

