O grande terremoto de Tokai

terremotoAcordei hoje, às 5h da manhã, com a minha cama – aliás, futon – balançando levemente. Era o terremoto, que teve epicentro em Shizuoka, província bem longe da minha, Gunma (por isso, a balançada aqui foi leve).

Pelo que vi na TV, houve estragos materiais mas ninguém morreu ( 1 pessoa morreu) nem ficou gravemente ferido, “apenas” 49 cem pessoas tiverem ferimentos leves.

Terremoto no Japão não é novidade, eu sei. Porém, dá medo saber que este pode ter relação com o tal grande terremoto de Tokai. Já falei dele aqui no blog. É um terremoto esperado há anos pelos japoneses e deve ser forte o suficiente para causar uma verdadeira destruição.

Para entender melhor que terremoto seria esse, vale a pena (re)ver uma reportagem do Fantástico de 19 de agosto de 2007:

À espera do terremoto

Você vai ver como o Japão está se preparando para um terremoto devastador. Eles já sabem onde o tremor vai acontecer e a intensidade que vai ter. Só não sabem quando ele virá.

E leia sobre o terremoto de hoje aqui e aqui. Se quiser relembrar os posts sobre terremoto no Meu Japão, clique aqui e aqui.

Apesar do susto com o terremoto, o que causou um estrago no Japão ontem foi o TUFÃO 9. Saiu uma nota na BBC Brasil aqui. O Ewerthon fez um boletim para a rádio da BBC, mas quem quiser ouvir tem de clicar logo aqui porque não fica disponível para sempre lá.

20 Respostas para “O grande terremoto de Tokai

  1. Pois é… acabei de falar com meu irmão q mora em Shizuoka, no bairro de Hamamatsu, e ele disse q balançou bastante la, mas nao aconteceu nada grave.
    Mas numa noticia dessa, ja viu o desespero na familia né…

  2. Eu acordei super assustado porque aqui foi bem forte. Meus gatinhos tambem ficaram com medo…
    Mas ja estou com meu kit preparado para uma eventual evacuacao as pressas. Ja tenho na cabeca todo o esquema de pegar os gatos, colocar na gaiola e pegar a mochila e os documentos. Ah, e meu cofrinho de moedas…

  3. Onde moro o tremor não foi muito forte, mas aquele vídeo do Fantástico deixa a gente com medo. Aliás, ele não está mais disponível no site da Globo, mas encontrei no YouTube:

  4. LILI,
    brigadíssima! já corrigi o link ; )

  5. omorikazuyoshi

    “tremendo” susto em Nagano

  6. Eu estava trampando hoje às 5 horas, no 4.andar, o prédio balançou e no domingo também estava em casa ainda, mais comprido que de hoje. Ainda não tinha visto o Fantástico, a matéria é assustadora. Já pensou acontecer esse ano? ninguém vai conseguir pegar avião, não vai ter como fugir, vamos ter que parar de trabalhar, não sei se é melhor ir embora mesmo do Japão.

  7. Ola Karina
    Moro em Yamanashi entao a intensidade do tremor deve ter sido um pouco maior. E o detalhe eh que como moro no quinto andar eu sintomais o tremor. Nao acordo com leves tremores, mas o de hoje acordei. Se esse de Shizuoka que teve a magnitude em torno de 6.5, imagino como vai ser o de Tokai. E olha que nao preparei o meu kit de emergencias!!!

  8. na escola onde trabalhei, teve treinamento com as crianças, o corpo de bombeiros foi à escola com um veículo que simula um terremoto, fomos instruidas, acontece que falar é uma coisa, e estar no meio de um terremoto na escala de hoje, putz, é outra coisa. Acordamos assustados, e logo saimos pra fora do apto com meus filhos. A gente só pensa em se salvar, nem pensa em kit,
    nada, é tudo muito rápido e portanto temos que agir rápido também não é. Essa de ficar calmo, tranquilo, pode acontecer o pior. Só podemos dizer que é assustador.
    Acho que é a fúria da natureza, isso sim.
    sorte pra todos nós.
    bjs
    madoka

  9. Eu tava acordado na hora, tremeu bem mesmo, já que estou praticamente do lado onde teve o epicentro, na TV num parava de falar sobre não usar o carro, não usar fogão e outras coisas que usam o gás, até alerta de tsunami tava.
    Só fiquei acompanhando pelo yahoo e TV =/

  10. Oi sempre q chega aki q houve um tremor, eu me preocupo com os amigos q moram ai.
    Sobre o grande terremoto, é igual ao Big One na California, mas eu acredito q vai demorar ainda pra acontecer.
    beijos

  11. nossa hj deu medo hein eu q to em gotenba-shizuoka senti mto forte!Hoje fora esse q deu fortao ja aconteceram mais 2 so q de pouquissima intensidade!Ai sera q eh esse ano o tokai? kowaiiiii
    bjoosss

  12. Eu ja acostumei com os pequenos e nem acordo quando acontece, mas de hoje me acordou, e o mais interessante que acordei antes do tremor, acordei com o barulho que antecede o tremor.
    Deu até tempo de se preparar, qdo o tremor começou ja fui num canto da casa proxima a porta onde tem umas colunas grossas com a cabeça protegida com travesseiro.
    Confesso que fiquei com receio de tornar a dormir, mas dormi ainda por mais uma hora antes de ir trabalhar hehe
    Essa reportagem do fantástico achei um tanto exagerada, mas ta valendo.

  13. Olá Karina,
    também sou jornalista, mas estou aqui em São Paulo. Estou em busca de pessoas que tenham vivido o último terremoto de perto e de imagens do que aconteceu. Você tem como me ajudar?
    Abraços
    Érica Chaves
    erica.chaves@tvglobo.com.br

  14. aqui o terremoto foi poderoso,acordamos desesperados,mais gracas a Deus passou e nao causou estragos aqui na minha cidade!!
    abracao.

  15. Oi Karina, eu vi as matérias da globo, e fiquei meio preocupado por você, não é meio estranho? Porque eu nem te conheço de “verdade” mas bateu um sentimento misto de apreensão e preocupação, afinal de contas, você é minha amiga em terras Japonesas, espero que todos estejam bem por aí.

  16. Sarah Almeida

    Ontem mesmo estava assistindo a um anime “Tokyo Magnnitude 8.0”, que simula os estragos pós- Tokai… Dá medo mesmo! Só posso desejar boa sorte pra todos que estão aí no Nihon!

  17. Oi Karina,
    Não sabia que meu blog estava na sua lista. Muito obrigada, fico muito contente.
    Te admiro e já li vários dos seus posts. Sempre bem humorados e bem explicados.
    Não sei se vc já visitou meu blog, mas ficarei contente se vc der uma olhada.
    bj,
    Elisa

  18. Amiga, nem me fala, eu odeio terremotos… Decidi na semana passada, depois daqueles últimos tremores, que vou fazer o quanto antes o meu kit de emergência, mas espero nunca usar. Também combinei com Gustavo para onde podemos correr, caso o terremoto comece a ficar forte. Dentro de casa eu não fico! kkkkkk! Eu vou escrever isso no blog essa semana, mas não tava lembrada dessa matéria da Globo. Foi a maior polêmica, né? Tu se incomoda se eu linkar a matéria lá no Panorama também? Bjos!

  19. aqui onde eu to vai acontece o epicentro cocunavara que pode destruir a região inteira onde eu to ia fudeu geral

  20. É verdade todos nós se assustamos muito em agudos

Deixe um comentário

