O blog e a blogueira

A BLOGUEIRA

Karina Almeida, 31 anos (até 11 de maio de 2009), jornalista, mineira de Belo Horizonte. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram quase cinco! E agora, José?  

O BLOG

Quem sou eu para falar que o Japão é assim ou assado? Estou aqui de passagem e ainda sou (semi!)analfabeta nessa terra cheia de ideogramas complicados. O Meu Japão é o meu ponto de vista do país onde eu adoro morar. Sou fã e me surpreendo a cada dia com essa cultura recheada de contrastes apaixonantes.

O blog nasceu no dia 14 de janeiro de 2006, no endereço http://meujapao.blogspot.com. No dia 21 de setembro de 2007, a convite da Editora Abril, o Meu Japão migrou para o site Abril no Centenário da Imigração Japonesa e eu passei a blogar no endereço http://www.japao100.com.br/blog_meujapao/

O projeto acabou e, ao invés de voltar para o Blogspot, trouxe o Meu Japão para o WordPress. O primeiro passo foi importar o conteúdo do Blogspot (da Abril ainda não consegui). Fiz isso, hoje, dia 26 de novembro de 2008, e essa será mais uma data comemorativa para o Meu Japão.

Espero que leiam, gostem e comentem (mesmo que seja para criticar!). A opinião do leitor é sempre muito bem-vinda. Só deleto comentários mal educados que, para a minha alegria, praticamente não existem (^_^)v

Anúncios

55 Respostas para “O blog e a blogueira

  1. Porque resolveu trazer o blog para o WordPress se vc nem tem intimidade com HTML pelo que li nos comentarios de outro post? rsss

    A plataforma “blogspot” permite fazer muitas mudanças de forma super fácil e existem muitos blogs-auxilio para ele, é uma pena que vc tenha escolhido vir pra cá, eu gostei mais do teu blog no blogspot… enfim…

    Leio a Alternativa Higashi e gosto muito do jeito irreverente que escreve.
    Sucesso pra vc!

  2. Olá, Karina! Você pode me dar informações para emprego no Japão para não descendente e que não é casado com nikkey?

    Obrigado!!!

  3. Olá, Karina td bem? eu morei no japão por 10 meses , mas infelizmente tive que voltara para o Brasil.
    Mas amei morar aí tambem.
    Estou tentando voltar agora em janeiro!!!
    Adorei seu blog já virei sua fã.
    Adoro ler tudo sobre o Japão, vou entrar sempre no seu blog……beijão!!!

  4. Karina,
    Olah! Gostaria, se possível, que vc desse dicas dos principais pontos turísticos para serem visitados no Nihon please. Agradeço desde já. bjs Paulo

  5. Oi, Karina.
    É a Karina (não Morizono…rs) da JBC. Tudo bem com vc? Ai, que delícia ver seu blog. Estou matando um pouco da saudade do Japão aqui no seu cantinho.
    Pois é, vortei para o Brasil. Tudo bem por aqui.
    E vc? Está ainda na Alternativa?

    beijos.

  6. Olá Karina

    vou acompanhar aqui na cidade de sãopaulo
    um mais com o Japão , em sua página .

    obrigado ,
    Td de bom!

    cumprimentos /
    _ _ _

  7. Alberto Madeira

    Oi Karina, adorei o seu blog. Sou medico em Sao Paulo e tenho planos para conhecer o Japao esse ano ainda. Lendo o seu blog essa vontade aumentou e muito. Um bjo, boa sorte em tudo que vc enfrentar por aih e mais pra frente espero receber algumas dicas de passeios por aih.
    Bjos

  8. MIRELLA FALCÃO

    Karina, estou fazendo uma reportagem sobre dekasseguis pernambucanos no Japão. Você conhece alguém? Tenho uma certa urgência.
    Grata pela atenção.

  9. oi karina,
    acabamos de colcoar no ar o novo site da AOTSSP, representante da AOTS no Brasil, uma entidade voluntária feita por ex-trainings dos programas da aots no Japão aqui no Brasil.. Seu blog é excelente, parabéns. O que adorei foi o lado ocidental, olhar de um ocidental sobre o japão. Muito bom. Parabéns. Se der prá ajudar com dicas de locais, diferenças no Japão sobre os eu ponto de vista mande notas….ai está meu e-mail…beijos

  10. Por acaso voce é a mesma Karina que escreve na Revista Alternativa?

  11. Eu gosto muito do seu blog!!!
    Eu tb amo o Japão e vc me faz amar ele cada vez mais. ^^

  12. Olá Karina!!! Sempre leio sua coluna!! E adoro!! sempre com temas interessantes!!!
    E gostaria de pedir uma ajudinha!!
    Estou planejando subir o Monte Fuji este ano, e me lembro que em uma de suas matérias você contou sua experiência, me lembro que vc comentou de uma pousada, onde vocês descansaram, comeram e até ganharam balinha de oxigênio, rs!!
    Será que você teria o contato, pode ser telefone, site, email desta pousada??
    Mesmo que seja em nihongo!!
    Queria muito ver se ainda consigo uma vaga, ou melhor, algumas vagas pois vou com um grupo de amigos!!
    Desde já obrigada pela atenção!! e fico no aguardo!
    Jakelinny

  13. Oi!
    Achei seu blog pesquisando algumas coisas do Japão na internet, e tenho várias dúvidas.
    Você sempre atualiza seu blog com conteúdos mega interessantes, achei que podia me ajuda nisso!
    Não achei e-mail pra contato, então deixei o meu.
    Aguardo a resposta!
    Gabriela.

  14. oi karina ,legal seu blog. leio sua coluna na alternativa . legal

  15. Oi !
    Encontrei o seu blog hoje e amei ! Estou indo passar 3 semanas de férias no Japao em setembro e quem sabe você nao poderia me dar algumas dicas…
    Obrigada
    Leticia

  16. Ola, sou diretor de cinema no Brasil e estamos querendo divulgar nosso projeto pois acredito ser de suma importancia para a cultura japonesa no Brasil, o link que posto do youtube tem o trailer do filme, por favor se vc puder postar um topico sobre no seu blog eu ficarei mt agradecido, estamos precisando de apoio.

    Atenciosamente Cadu Assalin

  17. oi karina, achei seu blog muito interesante, poderia me dar umas informações? gostaria de estudar no japão. japones e depois universidade, mas não tenho a mínima idéia de como e quanto custa. você sabe me informar quanto custa estudar na: língua Japonesa Escola associada da Universidade de Tecnologia de Tóquio?. e se é muito difícil de entra em uma universidade aí? e para arranjar um emprego? obrigada tudo de bom pra você.

  18. GREIZA,
    desculpa não responder as suas perguntas, mas acho que no consulado do japão no brasil você vai encontrar informações mais precisas. inclusive sobre bolsas de estudo ; )

    CADU,
    legal! vou dar uma olhada sim ; )

    LETICIA e PAULO,
    nossa, eu tenho milhões de dicas! no blog mesmo, vocês podem achar várias! são muitas coisas e depende do gosto de cada um, por isso, acho que o ideal é dar uma olhada no site oficial de turismo do japão. e nos blogs né. aí vai o endereço: http://www.japantravelinfo.com/top/index.php

    NELSON,
    legal! obrigada!

    GABRIELA,
    mil desculpas pela demora. se ainda ter tempo, pode mandar as perguntas por aqui mesmo! de qualquer maneira, vou te mandar um email também ; )

    JAKELINY,
    oi! eu juro que não sei o nome da pousada que fiquei. mas sei que no site da prefeitura de fujiyoshida, tem a lista com o contato de todas as pousadas do fuji. acho que não varia muito nem o preço nem a qualidade. não se preocupe ; )
    mil desculpas pela demora. nem sei se você já subiu né. sorry! aí vai o link: http://www.city.fujiyoshida.yamanashi.jp/div/english/html/lodging.html

    BIANCA,
    brigadíssima! fico feliz!

    DENISE,
    sou eu mesma (^_^)v

    ANA LÚCIA,
    que legal! vou dar uma olhada no site! obrigada!

    MIRELLA,
    já te respondi por email né ; )

    ALBERTO,
    obrigada! tomara que você goste do japão!

    LUÍS,
    eu que agradeço! obrigada (^_^)v

    KARINA,
    oi minha xará! vou te mandar um email ; )

    MERIS,
    obrigada!

    WASHINGTON,
    informações de emprego não, mas sites relacionados aos braisleiros no japão sim. procure pelo site da alternativa, ipcdigital, mundonikkey, jornal nippo-brasil, revista made in japan… todos eles podem te ajudar ; )

    ROSANA,
    hihihi… é que enjoei do blogspot. mas pode ser que um dia eu volte pra lá. por enquanto tá bom aqui no wordpress :p
    e fico feliz de saber que você acompanha o meu trabalho na alternativa. obrigada!

    PARA TODOS,
    pessoal, mil desculpas pela demora! eu tento responder a todos, mas nem sempre consigo. espero que compreendam. brigadíssima pelas visitas! bjinhos, karina (^_^)v

  19. olha eu denovo heheh obrigada por me responder. mas você poderia me dizer quanto custa o aluguel no japão? valeu

  20. GREIZA,
    xii, essa pergunta é mais difícil ainda! hihihi… depende de onde você vai morar. em tóquio, um quarto numa guest house (pensão) custa no mínimo 60 mil ienes. um apartamento de 1 quarto custa pelo menos 70 mil. e isso, claro, não é em bairro chique :p

    no interior, tem apartamento por 35 mil ienes, 40 mil, 50 mil… geralmente, tem que pagar luvas, ter avalista japonês e por aí vai. mas é uma coisa que varia muito! vai bisbilhotando os sites de imobiliárias: sakura house, interwhao, leopalace 21. os dois primeiros têm site em inglês. tem também a revista metropolis, em inglês. no site deles deve ter um monte de anúncio de imobiliária ; )

    ps: também existem sites de conversor de moeda, para você sabe esses valores em reais, ok?

    ps2: eu tô falando por alto. pelo que sei. mas não pesquisei, ok?

    espero que tenha ajudado um pouquinho pelo menos (^_^)v

  21. valeu ajudou sim. obrigada

  22. Karina,
    Hoje quando li a Alternativa Nishi, parece mentira mas me comovi. Foi como quando recebo notícias sobre amigos íntimos que vão embora… pode parecer ridículo, eu acho que parece, mas adoro sua coluna, adoro o que vc escreve, e mesmo sem te conhecer gosto de vc. Não compreendi se vai continuar com a coluna dai do Brasil, mas mesmo que sim, não sei se terá o mesmo interesse pelo nihongo… enfim, o mesmo afinco pelos estudos, pela evolução e crescimento tenho certeza que sim, seja aonde for que estejas, por isso, desejo-lhe tudo de bom! Você com certeza merece. Sorte, sucesso e alegria na vida são coisas inatas para pessoas como vc, pois quando não têm, produzem-as com naturalidade, pois o esforço não é sacrifício impossível…
    Força! Continue sempre em frente!!
    Parabéns pela forma como encara a vida e gambarimashou!!!
    Abraço,
    Isa

  23. Oi Karina…q legal vc esta retornando,mais uma tarefa cumprida e outros desafios!Parabens pelo seu trabalho,acompanhei e digo que vc me surpreendeuu..mais vc mostra um Japaõ para uma classe social diferente das que vivem aki.Bom..gostaria de fazer um blog..um site..poderia me ajudar?
    aguardo seu retorno e uma boa viagem de retorno..Que Deus guie seu passos
    foi um prazer
    sempre
    Luciana

  24. Oi Karina! Adorei o seu blog, o Japao me encanta, e se Deus quiser um dia ainda vou visitar. Poderia por favor me dar noções de preços de passagens e hospedagens para uma viagem de lazer mesmo, já que não pretendo morar ainda.

    Parabens pelo blog, é ótimo!

    Obrigada =)

  25. Muito bacana seu blog!! Descobri, há pouco tempo, que gosto muito da cultural oriental e sempre que tenho oportunidade navego em busca de informação. Quanto mais descubro, mais me interesso. Agora vc está nos meus Favoritos. Parabéns pelo belo trabalho!

  26. Oi Karina tenho uma duvida e acho que você pode me ajudar, mas antes deixe-me parabeniza-la pelo blog que é muito bom, a duvida é a seguinte, eu e meu marido queremos ir para o Japão para estudar, porem não sei qual o custo das universidades, nós dois queremos fazer Engenharia Mecânica. Se você puder me ajudar, ficarei agradecida.
    Bjos e parabéns.

  27. Sou novo ainda,mas tenho um sonho de morar no Japão e Canada,quero saber se é dificil de consiguir o visto para morar no Japão e o que é necessário ?

  28. RENATO, tem o visto para descendentes de japoneses ou cônjuges, tem visto de estudante, tem visto de trabalho específico (por exemplo, de jornalista). tem visto de atleta, de artista, enfim, sao vários tipos de visto. depende do que vc quer fazer no japao. se quiser estudar, vc pode tentar bolsas do governo. dá uma olhada no site do consulado do japao em sao paulo. lá tem todas essas informaçoes. boa sorte ; )

    POLLY, desculpa a demora. ou será que já te respondi por email? ó céus, nao me lembro. espero que ainda esteja em tempo. bom, eu acho que o melhor é procurar o consulado do japao ou a fundaçao japao (em sp). lá eles têm todas essas informaçoes. mas posso adiantar que as universidades no japao sao caríssimas até para os japoneses. o ideal seria vocês tentarem bolsa de estudo. no site do consulado tem inf sobre isso tb. tem inclusive links de site (em inglês) para procurar universidades no japao. boa sorte! ; )

  29. NICOLE, passagem de ida e volta para o japao pode variar de 1.500 a 2.500 dólares, mais ou menos. depende da data, da companhia aérea, da rota… o ideal é vc entrar em contato com agências de viagem. elas podem te dar um valor mais preciso. no site http://www.web-town.org tem os telefones e sites das agências brasileiras no japao (que tb vendem passagem do br para lá). dá uma olhadinha lá. se bem que vc já deve ter visto né. desculpa nao ter respondido antes. as vezes, acontece de eu nao conseguir responder todos os comentários do blog. mil desculpas!

    LUCIANA, vc já conseguiu fazer o blog? o mais fácil de todos é o blogspot. mas o wordpress também é bem simples. tem todas as instruçoes detalhadas. basta entrar no http://www.blogger.com e no http://www.wordpress.com boa sorte e como eu escrevi acima, mil desculpas pela demora!

  30. oi tudo bem? eu sou nova no seu blog , e o encontrei por acaso quando estava pesquisando algumas coisas sobre o Japão e o adorei.
    Bem eu sou de Manaus e espero poder fazer novas amizades .
    beijos e q Deus te abençoe

  31. Amigos,

    Tenho certeza da angústia por notícias dos que não vivem no Brasil, mas aqui deixam familiares e amigos.
    Vivo no Rio de Janeiro e a última semana foi especialmente crítica em razão da onda de violência e a tomada pela polícia de duas importantes favelas.
    Deixo uma mensagem de otimismo monstrando que, a paz entre os homens é possível, desde que a indiferença ajude a semente do mal germinar!
    Tenhamos esperança por dias melhores na cidade maravilhosa!

    Abraços,
    Fernanda Goulart

  32. Shigueru Inomata

    Ola Karina.. Tudo bem ??
    Acabei de ler o última matéria da Alternativa de Dez que vc escreveu a respeito da perda de configuração do PC para ver as letras Japonesas, ..Eu acho que a essa altura já tenha resolvido o problema, mas resolvi te enviar esta mensagem.. .talvez aqui não seja para isto, mas não consigo enviar pelo end. da sua coluna (Karina_a@…)
    Mesmo em Windows Portugues ou Ingles.. basta entrar no Painel de Controle e mudar as configuração de linguagem.para poder ler e escrever a letra japonesa..
    Na época de Windows 98 tinha que ter disco de instalação, mas do windows XP em diante tenho conseguido fazer isso sem o disco de instalação., Veja a mudança de configuração de linguagem do teclado e display..Peça para aqueles amigos ” viciados”  em PC .

    Sempre gostei de ver sua matéria e ver os seus interesses e esforços para aprender a língua japonesa.. continue assim..e leia bastante todo tipo de assuntos em japones…
    Se futuramente voce conseguir o nível 2 no exame de proficiencia talvez até possa fazer o nível 1 também, porque pelo menos na época consegui mais pontos no exame do N1 do que N2.

    A propósito quero lhe apresentar alguns dizeres antigos que eu gosto muito, ela diz ”não faça coisas que possam ser mal interpretados”
    RIKA NI KANMURI WO TADASAZU ( 李下に冠を正さず。) Não ajeite a coroa (Atualmente é chapéu) debaixo da macieira.. ou seja.. com as mãos para cima debaixo da macieira pode dar impressão de que esta roubando maçã…
    KADEN NI WARAJI (Hoje em dia é Kutsu) NO HIMO TSUGAZU.(瓜田に草鞋の紐接がず.。)Não remende o cadarço do sapado no meio da plantação de melancia.( este também pode ser confundido com ladrão de melancia).

    Benkyou mo aserazu ni ganbatte kudasai…

    Shigueru Inomata. Nishio-shi, Aichi-ken

  33. Oi!!!! Td bem??? Espero que sim! Li no seu blog sobre os homens (namorados) japoneses e sobre como vc parece ter se divertido lá! Amei e eu te entendo tmb amo japoneses e meu amor pelo Nihon foi a primeira vista. Gosto muito da cultura desse país tão misterioso e atraente. Se cuida e continue escrevendo!!!

  34. Karina se possivel me mande endereço de Brasileiros em MAnila

  35. Regis Lourenço

    Olá!
    Desculpe a invasão…. ganhei uma faca japonesa de um grande amigo. Me parece ser uma faca bem antiga. Ela tem na lâmina gravações na língua japonesa, pelo menos é o que me parece. Se eu enviasse a foto das inscrições, você poderia me ajudar a descobrir o significado?
    Obrigado e desculpe tomar o seu tempo.
    Um abraço,
    Regis

  36. REGIS, manda a foto que eu vejo se consigo te ajudar ; )

  37. Oi Karina!
    Pesquisando na internet, acabei descobrindo seu blog e achei super interessante seus artigos. Parabéns pela iniciativa!
    Em um dos artigos você comentou sobre sugestões de lembrancinhas para trazer do Japão. E o inverso, ou seja, o que o pessoal do Japão gosta de ganhar aqui do Brasil? Eu estou querendo enviar, via correios, alguns itens para minha tia que esta aí a trabalho para ela distribuir aos amigos. O que você sugere? Desde já, obrigado e parabéns pelo site!
    Abraços,
    Sergio

  38. Olá Karina, tudo bem? Desculpe-me adicionar você assim de uma hora para outra, mas estou tentando contato com pessoas/ brasileiros do mundo inteiro pelo especial motivo…

    Vou me casar em 2012, e neste ano “2012” também completaremos 10 anos juntos e quero muito fazer uma homenagem ao meu noivo.

    Quero montar uma retrospectiva MEGA diferente… Encontrar pessoas do mundo inteiro para gravar videos caseiros (máquina fotografica, celular, o que tiver rsrsrsrs) pra mim com os seguintes dizeres (exemplo): Marcos, aqui no Rio de Janeiro todos já sabem que a Grasiela TE AMA MUIIITOOO

    Será que você conseguiria gravar um pequeno video caseiro com esses dizeres pra mim? O importante é dizer “Marcos, até aqui do outro lado do mundo “Japão” todos sabem que a Grasiela TE AMA MUITOOOOOO…”

    Você me ajuda, por favorrr??? Gostaria muito que fosse ao ar livre e de preferência em algum lugar turistico da cidade.

    Se quiser e puder, poderia dizer esta frase em japonês e depois dizer traduzir… o que acha?

    Posso contar com a sua enorme ajuda?

    Muitissimo obrigada e forte abraço,
    Grasiela

    Caso possa gravar, por favor, envie para o meu e-mail grasielafernandes@ig.com.br

  39. CARLOS H. UEYAMA

    OI, KARINA! OHISASHIBURI, MEU NOME E CARLOS…
    PASSANDO POR AQUI E SO TENHO A DIZER, PARABENS A VOCE!
    MOTIVO? SEMPRE ESTOU LENDO A REVISTA ALTERNATIVA E LA ESTA VOCE E O SEU CANTINHO.
    SEMPRE ENSINANDO ALGUMA COISA A TODOS! MUITO ADMIRADO COM A SUA FORÇA DE VONTADE!
    SO TENHO A DIZER, ARIGATOU!
    UM FORTE ABRAÇO!

    CARLOS

  40. jessyca hiuga

    oi karina san não faz muito tempo que vim do japão vim pra ca por causa do terremoto ainda não me acostumei com os costumes daqui e legal o seu blog gomen nassai ainda não entendo direito o uso dessas virgulas só queria dizer “omedetô”seu blog é muito legal matá aimachou.

  41. Oi Karina! Sou Patylewis (apelido p/ Paty de Nova Lima sedenta por tudo relacionado com o Japão, mangás e japoneses).Eu adoooorei seu Blog! Talvez você não me conheça pois recentemente conheci seu Blog..
    Eu tenho 23 anos mas sou muito tímida (relacionado à pais superprotetores). Eu gosto de japoneses desde q me entendo por gente. O problema é q na minha cidade ñ tem nenhum japonês. Em Bh há pouquíssimos. Como iniciar a conversa com um se eu sei q eles, na sua grande maioria, são também como eu (timidos)?
    Desde meus 20 escrevo em Hiragana nos meus diários p/ tristeza de minha mãe! (recomendo-kkkkkkk).

    Fiz um poema q você irá gostar:

    “Meu amor oriental
    é um lindo nisei,
    com inteligência fenomenal.
    Ele é um japonês!

    Tem lindos olhos puxados,
    e o cabelo negro e lisinho;
    de tão liso é espetado.
    Ele é meu amorzinho.

    Ele é carinhoso,
    Sincero,engraçado,fiel.
    Como amar é gostoso!
    Pareço estar no céu!

    Seus beijos são ardentes
    mas ele me respeita.
    Com ele fico tão confiante
    e sua família me aceita.

    Gosto muito dele.
    Não há algum engano,
    que sempre digo a ele:
    Meu queridinho, eu te amo!

    Ele diz também me amar,
    e eu fico maravilhada.
    Um dia fui este japonês encontrar.
    Hoje sou sua namorada.”(P.M.V.B.)

    Até logo Karina, Bjos. Patylewis.

  42. Oi karina, tudo bem?
    Faz um tempão que não escrevo. Não sou muito boa com computadores.
    Por favor me ajude a fazer meu blog(dicas). Tenho mais de 200 poemas e quero divulgá-los. São sobre diversos assuntos(não só japoneses). É claro que são ficção (98%). Isto se dá à minha adoração por livros. Não há semana que eu não pegue pelo menos um livro na biblioteca. A propósito não é nisei q eu deveria ter posto no poema, é nissey(pelo menos eu acho que é).
    Tenho vontade de ser bióloga ou professora de primário.Quem sabe eu vá ser professora de Biologia e Química para o Ensino Médio depois. Eu sofro a imposição de meu pai para ser advogada,mas eu não quero. Ele diz q eu devo cursar algo que dê dinheiro. Eu sei que devo fazer algo que eu goste e q eu me sinta feliz em fazer. Quantas pessoas, em seu blog, já sofreram imposição, dos pais, para seguir uma profissão?
    Até breve! Patrícia Monteiro.

  43. Bom dia Karina!
    Meu nome é Fábio, sou apaixonado por fotografia e por novas culturas.
    Não tenho ligação nenhum com o Japão, mas tenho muita curiosidade de conhecer. Estou planejando a viagem para março de 2012 com o propósito de fotografar.
    Vou viajar sozinho e gostaria de saber algumas dicas, se teria muitas dificuldades por causa do idioma e costumes. Vi em muitos lugares que Toquio é uma cidade cara demais, vale a pena para uma viagem de 10 dias ficar em outra cidade ou no geral não muda muito os valores?
    Suas dicas do blog ajudam muito, mas se tiver algo importânte que possa me falar agradeço.

    Obrigado
    Fábio Grison

  44. Thiago Hirakawa

    Olá Karina…
    Muito bom este teu blog.
    Parabéns…!!!
    Você é a mulher da Romã?
    Que bacana….!!!

    Tenho uma história parecida com a sua.
    Sou de Goiânia.
    Também morei no Japão….Shizuoka-ken.
    Trabalhei na IB-Fox.
    Não sei se te conheci. Mas conheci profissionais da Rádio Fênix, Tudo bem e do Internacional Express. Inclusive, na loja que eu trabalha… vendia estes dois jornais. Suadades…!!!

    Fiquei fascinado com a profissão.
    Foi quanto tomei uma decisão. Regressar ao Brasil.
    E adivinha? Me formei em Jornalismo na Universidade Federal de Goiás.

    Penso em voltar ao Japão. Mas fico com receio do mercado.
    Como está a vida por aí?
    É possível trabalhar na área?
    Por favor, me retorne.
    Fiquei muito animado após conhecer sua história.
    Você é um exemplo.
    Agradeço muito.

  45. Thiago Hirakawa

    Patrícia Monteiro.

    Isso que é gostar de Japão…!!!!

  46. liliane da paixão sousa

    gostei da sua historia so fiquei triste pos voce desse que não conseque valtar para la.não tem coragem de enfrentar dificuldades.

  47. Olá.
    Primeiramente adorei o Blog.
    Parabéns pelo trabalho.
    Bom, me chamo Felix Pinheiro, Diretor de um canal de tv online.
    (NIPPOTV.COM.BR)
    Voltado a galera que gosta de Anime, Game, Manga, J-Rock e Cultura Nipônica.
    Estou precisando de ajuda de brasileiros que vivem no Japão para um intercambio de informações e matérias.
    Caso alguém possa ajudar. agradeço.
    Desde já agradeço a atenção.
    Se permitido for, segue meu e-mail. para contato.
    felix.pinheiro@hotmail.com

  48. Helio J P O Dias

    Será que voce poderia me orientar, estou indo para TOKYO e preciso de um guia, particular, que fale portugues e japones, NAO estou conseguindo, já procurei em agenciar aqui em Sao Paulo, no Rio e no Japao, sem sucesso. Estarei ai de 20 a 27 de Abril.

    Grato

    Helio

  49. Patricia Macedo

    Oi Karina,
    eu tenho 19 anos e tenho o sonho de estudar e trabalhar no japão na área de robotica. Sabe me dizer se é muito dificil para eu me virar sozinha ai? estou fazendo testes no consulado pra conseguir uma bolsa de estudos mas se não der certo vou do mesmo jeito… Assim, não sou descendente e tenho medo de não ser bem recebida por conta disso. Quero trabalhar projetando robos industriais e nao como peao em alguma fabrica pequena…teria algum conselho pra mim? td o que me vier agora é lucro!kkkk
    Obrigada pela atenção,
    Paty

  50. Olá Karina,bom eu pretendo ir para o japão ja estou fazendo curso mas não sou descendente,queria que você me explica-se se é muito dificil pretendo consegui uma bolsa para fazer faculdade ai.
    Você,conseguio o visto permanente??

  51. Oi Karina!
    Eu sou do Rj amo japoneses principalmente os mestiços.Boa sorte p vc Karina um bj.

  52. Oi Karina, como vai?
    Achei muito interessante seu blog… eu ainda nw o conhecia, mas me encantei..
    Eu também escrevo sobre o Japão, sou nova no mundo blog, mas estou caminhando…
    Se voce quiser me visitar… onegaishimasu
    http://www.curiosidadesfromjapan.blogspot.com
    Canal Irô Irô Japan ( YouTube)
    Arigatou..

  53. Adorei o blog! Espero contato.

  54. My spouse and I stumbled over here from a different web page and thought I might check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to exploring your web page
    yet again.

  55. Olá Karina, gostaria muito de saber o seu email, estou muito curiosa sobre muitas coisas a respeito do Japão. Primeira vez hoje que entro aqui, e gostando bastante. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s